Ana Carolina Patrício
Vozes
João Miguel Pires
Madalena Oliveira
«Quand Renaît Le Matin» © Direitos de autor reservados a Apple ID (iTunes)
Hoje é dia seis de fevereiro, quinta-feira, memória litúrgica de São Paulo Miki e dos seus 24 companheiros, martirizados em Nagasáki, no Japão, em 1597.
Cada dia traz a oportunidade de realizar coisas novas e belas. Mesmo se fazes as coisas de sempre, percorrendo os mesmos caminhos, vendo os mesmo rostos, cumprindo as mesmas tarefas… podes fazê-lo de um modo novo, procurando acrescentar qualidade ao teu dia e beleza aos teus gestos.
Começa a tua oração pensando em tudo aquilo que podes fazer diferente… e deixa que Deus esteja contigo para fazeres a diferença na vida de alguém.
Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Marcos.
Mc 6, 7-13
Jesus chamou os doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois.
Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros
e ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão:
nem pão, nem alforge, nem dinheiro;
que fossem calçados com sandálias e não levassem duas túnicas.
Disse-lhes também:
«Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali.
E se não fordes recebidos em alguma localidade,
se os habitantes não vos ouvirem,
ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés como testemunho contra eles».
Os Apóstolos partiram e pregaram o arrependimento,
expulsaram muitos demónios,
ungiram com óleo muitos doentes e curaram-nos.
Entrega-te ao Espírito, deixa-te conduzir para um espaço que não controlas, verás que o caminho se abrirá. Quantas vezes te abandonas completamente ao plano de Deus? Na maioria das vezes, desejas deixar-te ir, mas inconscientemente preparas um plano e identificas os recursos de que vais precisar. Hoje, confia-te totalmente a Jesus.
Jesus apela à disponibilidade e à autenticidade. Ao procurar os outros, fá-lo com o coração aberto e disponível, mas não toleres hipocrisias e falsas verdades. Tens coragem de fazer frente às hipocrisias? E és igualmente capaz de te entregar aos outros, mesmo que para isso tenhas de sacudir o rancor?
Lê de novo esta passagem e repara que os discípulos partem dois a dois. Jesus diz-te que tens sempre um amparo no outro, porque ninguém faz sozinho a experiência de Deus.
Termina a tua oração pedindo a Deus a coragem para te entregares completa e absolutamente ao plano que Ele tem para ti. Que a tua fé te guie, permitindo que aceites os desafios com serenidade e confiança.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.