Pedro Gil
Vozes
Cristina Seixas
Luís António Santos
«Instrumental (2003)» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Hoje é dia dois de maio, sexta-feira, memória litúrgica de Santo Atanásio, bispo de Alexandria, no Egito, e Doutor da Igreja, falecido no ano 373.
Durante estes momentos iniciais da tua oração, proponho-te que não faças nada. Não queiras começar já a rezar. Escuta a música. Respira devagar e aguarda em paz a Palavra de Deus que te vai ser anunciada. Começa assim, tranquilamente, a tua oração.
Escuta esta passagem do Salmo vinte e seis.
Slm 26 (27), 1.4.13-14
O Senhor é minha luz e salvação:
a quem hei de temer?
O Senhor é a defesa da minha vida:
de quem hei de ter medo?
Uma coisa peço ao Senhor, por ela anseio:
habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida,
para gozar da suavidade do Senhor
e visitar o seu santuário.
Espero vir a contemplar a bondade do Senhor
na terra dos vivos.
Confia no Senhor, sê forte.
Tem confiança e confia no Senhor.
O salmo traz um sonho audacioso: habitar na casa do Senhor todos os dias da tua vida. O inimigo pode trazer-te a dúvida: "Mas isso não vai reduzir o meu espaço?" E tu deves responder: "Se Deus for grande na minha vida, também eu poderei ser grande. Nada tenho a temer".
Se o homem é a imagem de Deus, então quanto melhor conheceres Deus, melhor conhecerás quem és. O salmo fala da suavidade e da bondade de Deus. Ele é a tua defesa.
Examina-te: és para os outros suavidade, bondade e defesa?
Escuta de novo o Salmo. Queres conhecer melhor o Senhor? Olha para Jesus, pois ele é Deus verdadeiro de Deus verdadeiro.
Termina conversando com Jesus sobre o sentimento que esta oração te deixou. Sentes-te mais animado? Agradece. Sentes que ficou um vazio? Pede a Jesus que o preencha. E dispõe-te a escutar o que Ele te queira dizer.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.