Joana Viana Lopes
Vozes
Sérgio Carvalho
Isabel Castro
«German music for Viols and Harpsichord» © Direitos de autor reservados a Magnatune
Hoje é dia treze de maio, terça-feira, festa litúrgica de Nossa Senhora de Fátima.
Hoje, a Igreja em Portugal celebra a festa de Nossa Senhora de Fátima. Milhares de peregrinos encontram-se no Santuário, com as suas dores e alegrias, os seus desejos e a gratidão pelas graças alcançadas.
Talvez sejas um peregrino de Fátima, talvez não… Importante mesmo é que sejas um peregrino de Deus, com quem te encontras ao virar de qualquer esquina.
Pede ao Senhor o dom de viveres como peregrino… e começa assim a tua oração.
Escuta esta passagem do Evangelho segundo são Lucas.
Lc 11, 27-28
Enquanto Jesus falava à multidão,
uma mulher levantou a voz no meio da multidão e disse:
«Feliz aquela que te trouxe no seu ventre
e te amamentou ao seu peito».
Mas Jesus respondeu:
«Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática».
Este dia é especial porque celebra as aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos de Fátima. A simplicidade do lugar e das gentes onde a graça de Deus se manifestou é em si mesma uma mensagem e um convite a ter um coração disponível para viver todas as coisas a partir de Deus e com Deus.
O Senhor deseja que sejas feliz. Tu desejas ser feliz. Hoje Jesus relembra-te que felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.
Olha para a tua vida, examina onde tens colocado a tua energia e o que ocupa o teu coração. Aí encontrarás as respostas.
Ao escutares de novo esta pequena passagem do Evangelho de Lucas apercebe-te da forma como Jesus reconduz o louvor daquela mulher ao essencial, ao que Nossa Senhora procurou fazer sempre ao longo da sua vida.
Termina a tua oração agradecendo a Jesus a graça de te ter dado a sua mãe como tua mãe. Nossa Senhora cuida de ti e intercede por ti, mesmo que pouco ou nada lhe ligues. Ela não está preocupada com isso. Vê-te e ama-te e está sempre ao teu lado, como fez com Jesus. Leva contigo a consciência desta presença.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.