Susana Freitas
Vozes
Cristina Seixas
Luís Santos
«Joseph Haydn Masses (1995)» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Hoje é dia vinte e três de setembro, terça-feira, memória litúrgica de São Pio de Pietrelcina, sacerdote capuchinho italiano, muito conhecido, já em vida, pelos seus dotes de confessor e dinamizador de uma obra de assistência hospitalar extraordinária. Faleceu em 1968 e foi canonizado em 2002.
Hoje faz-te disponível para acolher as surpresas de Deus. Vais escutar a sua Palavra e esta pode sempre surpreender-te, mesmo que já a tenhas escutado muito vezes. Agradece ao Senhor os seus dons… e começa assim a tua oração.
Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Lucas.
Lc 8, 19-21
Vieram ter com Jesus sua Mãe e seus irmãos,
mas não podiam chegar junto d’Ele por causa da multidão.
Então disseram-lhe:
«Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te».
Mas Jesus respondeu-lhes:
«Minha mãe e meus irmãos
são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática».
Jesus diz que são seus parentes aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.
Tens dedicado tempo para escutar e acolher essa Palavra? Colocas em prática o que Deus te pede ou a sua voz passa despercebida na azáfama do dia a dia?
Jesus não rejeita a sua família, mas ensina-te que os laços mais fortes são espirituais. És parente próximo de Jesus, quando escutas a Palavra e a pões em prática.
Sentes-te um familiar de Jesus, em sintonia com o Pai? Ou tens deixado que outros laços falem mais alto na tua vida?
Ouve de novo este Evangelho e escuta Jesus a revelar quem são os seus verdadeiros parentes. Sente-te irmão de Jesus e Filho de Deus.
Conversa com o Senhor Jesus sobre esta fraternidade que nasce dos laços do Espírito. Todos são teus irmãos, filhos do mesmo Pai.
Pede a graça de viver essa fraternidade de forma concreta, reconhecendo cada pessoa como membro da família de Deus, vivendo o amor que a todos nos une.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.