Ana Carolina Patrício
VOZES
Maria Helena Falé
Luís Cabaço Martins
«Via Crucis - Christina Pluhar/L'Arpeggiata» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Hoje é dia onze de outubro, sábado, memória litúrgica de São João XXIII, que foi Papa entre 1958 e 1963 e convocou o Concílio Ecuménico Vaticano II.
Deus é bom e ama-te infinitamente. Mas este amor é exigente. Quem reza a sério percebe isso, porque a oração séria não deixa nada na mesma. Pede ao Senhor que vás crescendo nesta seriedade e no seu amor… e começa assim a tua oração.
Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Lucas.
Lc 11, 27-28
Enquanto Jesus falava à multidão,
uma mulher levantou a voz no meio da multidão e disse:
«Feliz Aquela que te trouxe no seu ventre e te amamentou ao seu peito».
Mas Jesus respondeu:
«Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática».
A verdadeira grandeza de Maria não está no facto de ter sido escolhida para ser mãe de Jesus, mas no “Sim” incondicional que deu. Este chamamento aconteceu num momento que não era conveniente a Maria, talvez até tivesse sido o pior.
Será que te sentes disponível como Maria para acolher os pedidos de Deus?
Maria soube ouvir a vontade de Deus e deu o seu sim! Em cada momento da tua vida, és chamado a escolher entre dizer sim ou não a Deus. Dizer sim pode ser difícil, mas se tens a certeza de que Deus nunca te deixará, porque não dizes sempre "Conta comigo"?
Ouve de novo o Evangelho e coloca-te no lugar da mulher que interpela Jesus. Que mensagem quer Jesus transmitir-te com aquelas palavras?
A mensagem de Deus para ti é pessoal e única. O essencial é manteres uma atitude de escuta, não silenciando nem apagando o teu coração.
Estás disposto a ouvir? Aproveita este tempo para refletir sobre o que em ti é marca de Deus e como podes colaborar com a sua graça.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.