







Gonçalo Pedrosa, sj
Vozes
Pedro Perpétua
Madalena Oliveira
«Zephyrus: Angelus» © Direitos de autor reservados a Magnatune
Hoje, dia vinte e três de novembro, domingo, a Igreja celebra a solenidade litúrgica de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.
Neste domingo, gasta mais algum tempo a preparar a tua oração. Escolhe algumas palavras de louvor a Jesus, o teu amigo, que é também o Senhor do Universo, e vai-as repetindo com alegria. Começa assim a tua oração.
Hoje, a Igreja comemora de modo especial o Senhor Jesus como o Rei e Salvador de “Todo” o existente. Também tu, como parte do corpo da Igreja, és chamado a louvá-lo. Acolhe com a tua alma a grandeza do Senhor criador de “Todo” o Universo.
Sl 121 (122), 1-2.4-5
Alegrei-me quando me disseram:
«Vamos para a casa do Senhor».
Detiveram-se os nossos passos
às tuas portas, Jerusalém.
Jerusalém, cidade bem edificada,
que forma tão belo conjunto!
Para lá sobem as tribos,
as tribos do Senhor.
Para celebrar o nome do Senhor,
segundo o costume de Israel;
ali estão os tribunais da justiça,
os tribunais da casa de David.
O Salmo refere Jerusalém como o lugar da presença do Senhor. Depois de Cristo, porém, a Jerusalém Santa é o coração de cada batizado! Repete, no íntimo do teu coração, as palavras do salmista: «Alegrei-me quando me disseram: “Vamos para a casa do Senhor”».
A solenidade que hoje celebramos é um convite para a tomada de consciência de que só em Deus podes encontrar o lugar que te dá a Paz verdadeira. Como batizado, és templo da presença de Deus, lugar do Espírito Santo, o Deus que se faz presente na tua vida.
Escuta de novo o salmo de hoje e deixa-te levar pelas palavras do salmista que cantam a grandeza e a alegria de caminhar para o Senhor.
Foi o Senhor que te criou e te quis. Por isso, hoje é um dia especial para reconhecer e cantar a sua bondade. Mostra-lhe o teu desejo de o acolheres na tua vida. Recorda-te das palavras que escutaste e usa-as para glorificar o Senhor.
Pai nosso que estais nos céus
santificado seja o vosso nome
venha a nós o vosso Reino
seja feita a vossa vontade
assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje
perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
e não nos deixeis cair em tentação
mas livrai-nos do mal.