







Gonçalo Pedrosa, sj
Vozes
Pedro Perpétua
Teresa Almeida
«Vito Paternoster: Sergio Azzolini and Vito Paternoster play Mozart and Haydn» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Hoje é dia vinte e oito de novembro, sexta-feira da trigésima quarta semana do Tempo Comum.
Tantas vezes desejas um Deus à tua medida, que faça as coisas ao teu gosto. Mas Deus surpreende-te a cada passo. Pede ao Senhor a graça de o conheceres cada vez melhor… e começa assim a tua oração.
Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Lucas.
Lc 21, 29-33
Jesus disse aos seus discípulos a seguinte parábola:
«Olhai a figueira e as outras árvores:
Quando vedes que já têm rebentos,
sabeis que o verão está próximo.
Assim também, quando virdes acontecer estas coisas,
sabei que está próximo o reino de Deus.
Em verdade vos digo:
Não passará esta geração sem que tudo aconteça.
Passará o céu e a terra,
mas as minhas palavras não passarão».
O Senhor, hoje, fala-te como seu discípulo que és! E ensina-te a teres atenção aos sinais que te rodeiam e que indicam a presença de Deus e do seu Reino. Contemplar é a atitude daquele que, em tudo, está vigilante à presença de Deus, percebendo-o nos pequenos pormenores.
Hoje o Evangelho fala do dom de saber encontrar a presença do Reino de Deus na tua vida e ao teu redor. É com Jesus que podes aprender os sinais da presença do Reino de Deus. Está atento às palavras e gestos de Jesus, para aprenderes a reconhecê-lo.
Escuta novamente Jesus que chama os seus discípulos à fé, à perseverança e à vigilância; e pede a graça de o saberes ver naquilo e naqueles que te rodeiam.
Ao chegares ao fim desta oração, entrega tudo ao bom Pai e pede-lhe a graça de o saberes ver naquilo e naqueles que te rodeiam. Fala com Jesus e confia-lhe o teu desejo de quereres ser mais contemplativo, mais orante, mais atento à sua presença.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.