







Noviciado Aliança de Santa Maria
Vozes
Gabriela Marques Cruz
Rui Ramos
«Haydn Lord Nelson Mass & Little Organ Mass» © Direitos de autor reservados a Appe ID (iTunes)
Hoje é dia vinte e nove de dezembro, segunda-feira, quinto dia da oitava do Natal.
Nestes momentos iniciais da tua oração considera os muitos dons que vais recebendo de Deus, em cada dia. A oração é um deles. Mas há certamente muitos outros. Procura dar nome a alguns com um coração agradecido… e começa assim a tua oração.
Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Lucas.
Lc 2, 22-23
Maria e José levaram Jesus a Jerusalém,
para o apresentarem ao Senhor,
como está escrito na Lei do Senhor:
«Todo o filho primogénito varão será consagrado ao Senhor»,
e para oferecerem em sacrifício
um par de rolas ou duas pombinhas,
como se diz na Lei do Senhor.
São Lucas mostra-nos que Maria e José não seguiam a Lei por seguir, ou porque os outros seguiam, mas porque conheciam as Escrituras por dentro e o sentido da Lei. Hoje és convidado a rezar o modo como segues o Senhor, como vives e cumpres os preceitos da Igreja…
Maria e José apresentam Jesus, no Templo, como oferta a Deus, oferecendo o mais precioso que tinham. O Natal é uma época do ano em que se oferecem muitos presentes.
Como está a tua lista de presentes? Já pensaste em algum presente para Deus, ou já lhe ofereceste algo nestes dias? O que lhe queres oferecer hoje?
Ao escutar de novo o Evangelho, coloca-te no papel de Maria e de José, como alguém que recebeu uma grande graça de Deus, o melhor dos presentes, e vai oferecê-la.
Termina este momento de oração, trazendo este episódio para a tua história. Pensa num momento em que tu, ou alguém à tua volta, ofereceu a Deus o melhor que tinha.
E se Deus agora te pedisse para lhe ofereceres algo teu, algo que consideras precioso? Estarias suficientemente livre de coração?
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.