«JMJ Lisboa 2023» © Direitos de autor reservados Passo-a-Rezar
Neste mês de fevereiro, o Papa pede que rezemos para que os doentes na fase terminal das suas vidas, e as suas famílias, recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano.
É fonte de ação de graças todos os cuidados e tratamentos hoje disponíveis para os nossos doentes. Mas tão valiosa como a capacidade técnica, é a tua presença amorosa junto dos que sofrem. Encontra espaço no teu coração para as pessoas que se encontram nos seus últimos momentos. Entrega-os ao Senhor e pergunta-te o que poderias fazer por eles.
Numa audiência geral, o Papa Francisco dirigiu algumas palavras ao tema do cuidado dos idosos. Escuta-as dentro do teu coração, entendendo-as como abrangendo todos aqueles que estão a viver os últimos momentos entre nós.
«Os idosos devem ser tratados como um tesouro da humanidade: eles são a nossa sabedoria. Mesmo que não falem, ou estejam inconscientes, todavia são o símbolo da sabedoria humana. São aqueles que nos precederam e nos deixaram tantas coisas boas, tantas recordações, tanta sabedoria. Por favor, não isolem os idosos, não apressem a sua morte. Acariciar um idoso tem a mesma esperança que acariciar uma criança, pois o início e o fim da vida é sempre um mistério, um mistério que deve ser respeitado, acompanhado, cuidado, amado.»
Santa Teresa de Calcutá, que tornou mais humano o momento final da vida de tantos, diz-te: «Quem no caminho da vida acendeu uma só chama na hora escura de alguém, não viveu em vão». Vives disponível para ser essa chama na hora escura de alguém?
Junta-te ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração, e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.
Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que Se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-Te o meu dia
pela missão da Igreja
e pela intenção de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.
Ámen