Nelson Faria, sj
Vozes
Carolina van Halderen
«JMJ Lisboa 2023» © Direitos de autor reservados Passo-a-Rezar
Neste mês de março, o Papa pede que rezemos para que aqueles que em várias partes do mundo arriscam as suas vidas pelo Evangelho contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário.
São muitos os cristãos que vivem em contextos de perseguição, principalmente em países muçulmanos. No Ocidente, há uma certa coação cultural que tenta convencer-nos a viver a fé em privado, silenciando-nos. Desperta para a realidade da perseguição e entrega a tua vida a Jesus, perguntando-lhe: «Senhor, como posso ser tua testemunha?»
Numa pregação na Basílica de São Bartolomeu, em Roma, o Papa Francisco referiu-se desta forma às pessoas que arriscam as suas vidas pela fé, os nossos mártires.
«A Igreja só é Igreja se for Igreja de mártires. E os mártires são aqueles que, como nos recordou o Livro do Apocalipse, «vêm da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro» (7, 17). Eles receberam a graça de confessar Jesus até ao fim, até à morte. Eles sofrem, eles dão a vida e nós recebemos a bênção de Deus pelo seu testemunho. E há também tantos mártires escondidos, aqueles homens e mulheres fiéis à força mansa do amor, à voz do Espírito Santo, que na vida de cada dia procuram ajudar os irmãos e amar Deus sem hesitações.»
Mais do que corajoso, um mártir é um “agraciado”, é alguém que se deixa alcançar pela graça. Hoje, como em todos os tempos, a Igreja precisa de mártires, isto é, de testemunhas, de santos de todos os dias. Sem santos, a Igreja não tem futuro. Queres ser esse santo? O que te impede de arriscar o caminho da santidade, uma vida normal vivida com coerência, aceitando as consequências da fidelidade a Deus?
Junta-te ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração, e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.
Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que Se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-Te o meu dia
pela missão da Igreja
e pela intenção de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.
Ámen