P. Nelson Faria, sj
Voz
Ana Aleixo
«JMJ Lisboa 2023» © Direitos de autor reservados Passo-a-Rezar
Neste mês de dezembro, o Papa pede que rezemos para que este Jubileu nos reforce na fé, ajudando-nos a reconhecer Cristo ressuscitado no meio das nossas vidas, e nos transforme em peregrinos da esperança cristã.
Foi no ano 1300 que o Papa Bonifácio VIII proclamou o primeiro ano santo. Primeiro de cinquenta em cinquenta anos, agora com a periodicidade de vinte e cinco, é grande a devoção do povo de Deus a este dom especial da graça, marcado pelo perdão dos pecados e expressão da misericórdia de Deus. Junta-te a este ano de festa da Igreja, rezando pela intenção do Papa Francisco.
Ao proclamar o jubileu de 2025, o Papa Francisco afirmou:
«Devemos manter acesa a chama da esperança que nos foi dada e fazer todo o possível para que cada um recupere a força e a certeza de olhar para o futuro com espírito aberto, coração confiante e mente clarividente. O Jubileu poderá favorecer imenso a recomposição dum clima de esperança e confiança, como sinal dum renovado renascimento do qual todos sentimos a urgência. Por isso escolhi o lema Peregrinos de esperança. Tudo isto será possível se formos capazes de recuperar o sentido de fraternidade universal, se não fecharmos os olhos diante do drama da pobreza crescente que impede milhões de homens, mulheres, jovens e crianças de viverem de maneira digna de seres humanos.»
Este ano jubilar deve reforçar os nossos laços como humanidade. Como tens cuidado das tuas relações? Pergunta-te se não seria bom peregrinares até Roma, atravessar a Porta Santa e venerar as relíquias dos Apóstolos Pedro e Paulo. Esta prática espiritual poderá ser um renovar da graça e um marco na tua relação com Deus. Caso não o possas fazer, junta-te em oração a esta peregrinação da Igreja universal.
Junta-te ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração, e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.
Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que Se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-Te o meu dia
pela missão da Igreja
e pela intenção de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.
Ámen