«Moving Music» © Direitos de autor reservados a Appe ID (iTunes)
Hoje é dia cinco de março, sábado da primeira semana da Quaresma.
As Jornadas Mundiais da Juventude
são uma ocasião única para o encontro de jovens de todo o mundo.
Une-os o desejo de caminhar juntos
e a procura daquele mais que só o Espírito de Cristo os fará encontrar.
No ano de 2023, Lisboa vai acolher esta Jornada Mundial.
Por isso, em colaboração com o Passo a Rezar,
é-te dada a oportunidade,
no primeiro sábado de cada mês,
de te unires com a tua oração à preparação deste encontro.
Ora, a preparação de um verdadeiro encontro começa no coração.
Toma consciência de que isto se aplica
tanto à Jornada Mundial como ao teu encontro com Cristo.
E começa assim a tua oração.
Enquanto escutas as palavras do Papa Francisco, na Exortação Apostólica Christus Vivit (Cristo Vive), deixa-te mergulhar neste momento de oração. Se ajudar, fecha os olhos, respira e fundo e deixa a Graça do Espírito Santo assentar em ti.
Recordo que todos, mas «especialmente os jovens, estão expostos a um zapping constante. É possível navegar em dois ou três ecrãs simultaneamente e interagir ao mesmo tempo em diversos cenários virtuais. Sem a sabedoria do discernimento podemos converter-nos facilmente em marionetas à mercê das tendências do momento». E «isto revela-se especialmente importante quando aparece uma novidade na própria vida, e então é preciso discernir se é o vinho novo que vem de Deus ou se é uma novidade enganadora do espírito do mundo ou do mau espírito».
O nosso dia-a-dia é muitas vezes uma sequência de sobressaltos e estímulos. Entre o imparável telemóvel na palma da mão e a omnipresente publicidade nas ruas, vivemos horas e horas sem experienciar um momento de silêncio, de recolhimento. Quando foi a última vez que tiraste tempo para estar efetivamente a sós com Jesus?
Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Lucas
Lc 5, 27-32
Naquele tempo, Jesus viu um publicano chamado Levi, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele, deixando tudo, levantou-se e seguiu Jesus. Levi ofereceu-lhe um grande banquete em sua casa. Havia grande número de publicanos e de outras pessoas com eles à mesa. Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo aos discípulos: «Porque comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?» Então Jesus, tomando a palavra, disse-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim** **chamar os justos, vim chamar os pecadores, para que se arrependam».
Como aconteceu com Levi, Jesus passa por nós e convida-nos a segui-Lo. Imagina-te diante deste Jesus que passa e te convida. O que lhe queres responder?
Partir apressadamente é a atitude a que o Papa nos desafia na preparação para a JMJ Lisboa 2023. É assim que Maria sai de casa, após o anúncio do Anjo, para partilhar a sua alegria com a prima Isabel. Maria é a primeira missionária do Evangelho, a primeira a levantar-se e a anunciar.
Entra no coração de Maria, que parte apressadamente, e reza com ela….
Avé-Maria,
Cheia de Graça,
O Senhor é convosco,
Bendita sois Vós entre as mulheres
E bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus,
Santa Maria,
Mãe de Deus,
Rogai por nós, pecadores,
Agora e na hora da nossa morte.
Ámen.