«Hidden Sky» © Direitos de autor reservados a Magnatune
Para o mês de janeiro, a intenção do Papa é:
Rezemos para que todas as pessoas que sofrem discriminações e perseguições religiosas encontrem nas sociedades onde vivem o reconhecimento dos próprios direitos e da dignidade que nasce de ser irmãos.
Sessenta e sete por cento da população mundial vive em países onde há violação da liberdade religiosa, por força de governos autoritários ou pela violência promovida por nacionalismos étnico-religiosos. Juntemo-nos à oração do Papa Francisco, para que todos, independentemente do lugar do mundo onde estejam, possam viver a sua fé livremente e em paz.
No decorrer da sua viagem apostólica ao Iraque em março de 2021, num encontro inter-religioso, o Papa Francisco disse-nos:
«Não permitamos que a luz do Céu seja ocultada pelas nuvens do ódio! Sobre este país, acumularam-se as nuvens negras do terrorismo, da guerra e da violência. Com isso, sofreram todas as comunidades étnicas e religiosas; de modo particular quero recordar a comunidade yazidi, que chorou a morte de muitos homens e viu milhares de mulheres, jovens e crianças raptadas, vendidas como escravas e sujeitas a violências físicas e conversões forçadas. Hoje rezamos por todas as vítimas de tais sofrimentos (…). E rezamos para que em toda a parte se respeitem e reconheçam a liberdade de consciência e a liberdade religiosa: são direitos fundamentais, porque tornam o homem livre para contemplar o Céu para o qual foi criado.»
A realidade da perseguição religiosa pode parecer-nos distante, mas tal não nos deve levar a esmorecer na oração. Pelo contrário, deve motivar-nos a rezar mais, para que assim possamos diminuir a distância e crescer em compaixão. Aproveita este momento para rezar em particular por aqueles que são perseguidos na China e em Myanmar, onde é possível que esteja a ocorrer um genocídio.
De que forma as «nuvens negras» do preconceito poderão estar a toldar o teu coração? É demasiado fácil generalizar a partir de uma experiência isolada, ou julgar o diferente sem o conhecer.
Peneira bem os teus pensamentos, e arranca a erva daninha do preconceito, para que, também no teu coração, aqueles que têm outras crenças possam ser livres.
Ao longo deste mês, reza com o Papa por todos os que são perseguidos e discriminados pela sua religião. Caso sintas que precisas de mais informação, não hesites em consultar o Relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, publicado anualmente pela Fundação Pontifícia «Ajuda à Igreja que sofre».
Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que Se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-Te o meu dia
pela missão da Igreja