Autor
P. António Sant'Ana, sj
Voz
André Rodrigues
Rezar com o Papa
Neste mês de fevereiro, o Papa pede que rezemos
para que a comunidade eclesial acolha os desejos e as dúvidas dos jovens que sentem o chamamento a servir a missão de Cristo na vida sacerdotal e religiosa.
Esta intenção de oração desafia-nos a refletir sobre as vocações ao sacerdócio e à vida religiosa.
Jesus comovia-se com a multidão que o cercava, como ovelhas sem pastor; e apelava a rezar ao Senhor da seara para que enviasse trabalhadores para a sua seara. Esta é uma oração pelas vocações.
O Santo Padre sublinha a importância de confiar nos jovens, reconhecendo a sua capacidade de contribuir significativamente para a Igreja e para o mundo. Esta confiança é fundamental para encorajá-los a explorar e responder à sua vocação com coragem e entusiasmo. Diz o Papa:
«É necessário acompanhar os jovens, caminhar com eles, ouvi-los, provocá-los, movê-los além das comodidades em que descansam, despertar o desejo, interpretar o que vivem, levá-los a Jesus, promovendo sempre a sua liberdade, para que respondam à voz do Senhor livre e responsavelmente. Muitas vezes os jovens esperam um anúncio explícito do "evangelho da vocação", uma proposta vigorosa, exigente sob o ponto de vista evangélico e ao mesmo tempo profundamente humana, sem limites nem rigidez. É necessário, por isso, criar um ambiente de confiança, fazer sentir aos jovens que são amados tal como são e pelo que são.»
Mostra-te próximo de quem procura um sentido para a sua vida. O teu testemunho de fé pode ser uma referência importante na sua hora de decidir. Abre-te, assim, à missão de incentivar as vocações, mesmo de pessoas próximas de ti. Não feches os caminhos que Deus abre, mas promove a liberdade de cada pessoa na sua escolha vocacional.
Junta-te ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.
Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-te o meu dia
pela missão da Igreja
e pela intenção de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.
Ámen.