Autor
P. António Sant'Ana, sj
Voz
André Rodrigues
Passo a Rezar
Neste mês de abril, o Papa pede que rezemos
para que o uso das novas tecnologias não substitua as relações humanas, respeite a dignidade das pessoas e ajude a enfrentar as crises do nosso tempo.
Rezamos pelo uso das novas tecnologias, para que não se perca o caráter humano e relacional da nossa sociedade na era digital. As tecnologias são um meio e não podem ser um fim, servem para nos visitarmos na proximidade física e não apenas para nos comunicarmos à distância.
O Papa Francisco desafia-nos a usar as tecnologias como forma de promoção da dignidade humana, da verdade e da justiça, de uma ecologia integral em que cuidamos uns dos outros e da casa comum. Diz o Papa:
«Os meios atuais permitem-nos comunicar e partilhar conhecimentos e afetos. Mas, às vezes, também nos impedem de tomar contacto direto com a angústia, a trepidação, a alegria do outro e com a complexidade da sua experiência pessoal. Por isso, não deveria surpreender-nos o facto de, a par da oferta sufocante destes produtos, ir crescendo uma profunda e melancólica insatisfação nas relações interpessoais. A tecnologia não pode suplantar o contacto humano, o virtual não pode substituir o real, nem as redes sociais o âmbito social.»
A forma como usas a tecnologia ajuda-te a estreitar as tuas relações com os outros? Leva-te a visitar os doentes, a animar um lar de idosos, a estar com calma em família? Talvez haja alguma coisa a mudar na forma como usas as tecnologias da comunicação…
Junta-te ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.
Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-te o meu dia
pela missão da Igreja
e pela intenção de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.
Ámen.