Autor
P. António Sant'Ana, sj
Voz
André Rodrigues
Rezar com o Papa
Neste mês de setembro, o Papa pede que rezemos
para que, inspirados em São Francisco, experimentemos a nossa interdependência com todas as criaturas, amadas por Deus e dignas de amor e respeito.
Estamos a celebrar os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis. Neste poema, São Francisco retrata o amor e o respeito por todas as criaturas, vendo-as como irmãos e irmãs sob um mesmo Criador. Que bela imagem do Reino de Deus!
O Papa Francisco vê o cântico das Criaturas de São Francisco de Assis como um hino de louvor a Deus pela beleza e diversidade da criação. Adotar uma atitude de humildade e gratidão em relação à natureza gera reconhecimento pelo valor intrínseco de cada ser vivo. Diz o Papa:
«Acho que Francisco é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade… Nele se nota até que ponto são inseparáveis a preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenhamento na sociedade e a paz interior. A interdependência obriga-nos a pensar num único mundo, num projeto comum… sendo criados pelo mesmo Pai, estamos unidos por laços invisíveis e formamos uma espécie de família universal, uma comunhão sublime que nos impele a um respeito sagrado, amoroso e humilde.»
Tudo está relacionado, e nós, seres humanos, caminhamos juntos como irmãos e irmãs numa peregrinação maravilhosa, entrelaçados pelo amor que Deus tem a cada uma das suas criaturas.
Que gestos simples podes realizar para acrescentar amor e respeito à tua volta?
Junta-te ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.
Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-te o meu dia
pela missão da Igreja
e pela intenção de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.
Ámen.