Autor
P. António Sant'Ana, sj
Voz
André Rodrigues
Rezar com o Papa
Neste mês de novembro, o Papa pede que rezemos
para que as pessoas que se debatem com pensamentos suicidas encontrem na sua comunidade o apoio, o cuidado e o amor de que necessitam e se abram à beleza da vida.
A intenção de oração do Santo Padre reflete a sua preocupação com o bem-estar emocional e espiritual das pessoas que se encontram em situações de desespero e solidão. Reza por elas e pede ao Senhor que lhes traga alegria e fortaleza.
A realidade sofredora do ser humano é muito marcada pela falta de esperança. Recorda, neste sentido, como o Jubileu do Ano Santo que estamos prestes a terminar nos lembra que somos peregrinos da esperança. Diz a Bula de proclamação deste ano jubilar:
«O Concílio Ecuménico Vaticano II afirma: ‘Se faltam o fundamento divino e a esperança da vida eterna, a dignidade humana é gravemente lesada, como tantas vezes se verifica nos nossos dias, e os enigmas da vida e da morte, do pecado e da dor ficam sem solução, o que frequentemente leva os homens ao desespero’. É em virtude da esperança na qual fomos salvos que temos a certeza que a história da humanidade e a de cada um de nós não correm para uma meta sem saída nem para um abismo escuro, mas estão orientadas para o encontro com o Senhor da glória.»
A intenção destaca a necessidade de as comunidades se tornarem espaços de acolhimento e apoio para as pessoas que sofrem. Isto implica promover uma cultura de escuta, compreensão e cuidado mútuos, onde cada pessoa se sinta valorizada e acompanhada nas suas lutas.
Conheces pessoas que sofrem com a tentação do suicídio e precisam de apoio? O que podes fazer por elas, com a ajuda da tua comunidade?
Junta-te ao Papa Leão XIV e à sua Rede Mundial de Oração e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.
Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-te o meu dia
pela missão da Igreja
e pela intenção de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.
Ámen