Pedro Portela (adulto)
Inês Vieira e Rafael Lopes (crianças)
«Aprendiz de Viajante (2014)» © Direitos de autor reservados a Aple ID (iTunes)
Um dia, Jesus, ao ver que as pessoas que andavam com Ele não conseguiam perceber muito bem o que era isso de "segui-lo", contou-lhes três histórias, a ver se assim o entendiam melhor. Hoje vamos escutar essas histórias.
Mas antes, fecha os olhos e fica em silêncio. Isso vai ajudar-te a ficar também em silêncio dentro de ti. Respira profundamente pelo nariz e deita fora o ar pela boca, como se quisesses apagar uma vela muito devagar.
Agora tenta imaginar Jesus com muita gente à sua volta. E, se conseguires, imagina que tu também estás com essas pessoas todas, escutando as histórias de Jesus.
Leitura Adaptada (Lc 6, 39-45)
Um dia, Jesus contou várias dessas histórias que se chamam parábolas e que serviam para que as pessoas entendessem bem as coisas. Dessa vez, contou-lhes a história do cego, do homem sujo e da árvore. Sabes quais são? Foi isto o que lhes disse:
«Imaginai um cego que precisa da ajuda de alguém para chegar a outro sítio. E, sem dar por isso, pede ajuda a alguém que também é cego. O que lhes acontecerá? Certamente, vão perder-se os dois». Com esta história, estava a dizer às pessoas que todos precisamos de aprender com alguém que sabe mais do que nós.
Jesus também se deu conta de que, muitas vezes, as pessoas passam o tempo a apontar os defeitos das outras e a criticar-se umas às outras. Por isso, também as ensinou, dizendo-lhes:
«Não passeis o dia todo a ver o que os outros fazem de mal, para os criticar. Porque, às vezes, o que é necessário é ver o mal que nós fazemos, para mudar de comportamento. Senão, pode acontecer-vos o mesmo que àquela pessoa que critica outra porque tem uma nódoa pequena na camisa, e não se dá conta que tem a sua roupa toda suja. Era melhor que se lavasse, em vez de criticar a nódoa da outra pessoa».
E terminou os ensinamentos daquele dia com outro exemplo. Disse-lhes:
«Somos todos como as árvores. E damos frutos. Mas as árvores boas dão frutos bons e as árvores más dão frutos maus. Por isso, vê que frutos dás na tua vida e ficarás a saber como és».
Com todas estas lições, fazia as pessoas pensar muito, mas elas gostavam de o ouvir.
Jesus, parece que o que acontecia com as pessoas que tiveram a sorte de estar contigo continua a acontecer connosco. Não aprendemos! Os anos passam, mas os erros que cometemos são os mesmos, uma e outra vez.
Pensa um momento no dia de ontem:
Falaste de alguém nas suas costas?
Apontaste a algum amigo ou amiga um erro que tenha cometido, mas fizeste-o sem carinho?
Só pedes conselhos a quem pensa como tu, para não te contradizerem?
Se respondeste sim a todas as perguntas não te preocupes. Não és diferente daquelas pessoas que estavam com Jesus. E Ele tinha sempre muito carinho por elas.
Enquanto escutas a canção, agradece a Deus a vida que te dá e pede a Jesus que te ajude a ser um bocadinho melhor cada dia. Assim irás ficando cada vez mais parecido com Ele.
Jesus, obrigado pelas tuas histórias,
obrigado por aquilo que nos ensinas.
Ajuda-nos a sermos cada dia mais parecidos contigo.
Oração Final
Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.