Maria João Picas de Carvalho e Pedro Portela (adulto)
Carolina Ferreira e Rafael Lopes (crianças)
«Kairoi» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Senhor Deus. Estou de novo contigo… Tu estás sempre presente, mas eu nem sempre me dou conta disso… Coloco todo o meu corpo na tua presença. Faço o sinal da cruz: com a minha mão direita assinalo os quatro pontos cardeais no meu corpo, que representam tudo o que sou. E ao mesmo tempo digo: em nome do Pai… e do Filho… e do Espírito Santo…
Senhor. Continuo a viver este tempo da Quaresma e quero que seja tempo de graça e de mudança para me preparar para a grande festa da Páscoa. Ajuda-me, Senhor, a viver este tempo com entusiasmo e com esperança de que é possível mudar para dar frutos de amor, como o homem que cuidava da figueira.
Leitura adaptada (Lc 13, 1-9)
Jesus falava sempre com comparações da vida de todos os dias. Como muitos dos que o escutavam eram agricultores, contou-lhes esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha (a figueira é uma árvore que dá figos, que é um fruto muito bom). Ora esse homem foi procurar frutos na figueira e não encontrou nenhum. Ficou tão zangado que disse a um homem que trabalhava para ele: "Há três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não encontro nenhum. Corta-a. Só está a ocupar o terreno.
Mas o empregado respondeu-lhe: "Senhor, deixa-a ficar ainda este ano; eu vou cavar à volta dela e deitar-lhe adubo, a ver se dá fruto. E se não der fruto, então mandas cortá-la".
Jesus queria que entendessem que Deus é como o agricultor que trabalha na vinha e que sempre procura dar-nos uma nova oportunidade.
Vamos fazendo anos e crescendo, como Jesus, e também vamos mudando. Vamos aprendendo a viver. E em nós vão acontecendo mudanças que nos fazem mais crescidos. Vamos mudando em tamanho, em sabedoria e no amor pelos outros.
Há mudanças que é a própria natureza que se encarrega de fazer, mas outras exigem a nossa atenção e a nossa capacidade de aprender.
Vamos lembrar-nos das mudanças que fomos experimentando desde o nosso nascimento. (Altura, voz…). E também de tudo o que aprendemos e de quem no-lo ensinou. Damos graças a Deus por tudo isso.
Apesar de todas as mudanças que temos vivido, tenho consciência de que há coisas que preciso de mudar para melhor. Porque a nossa vida, as nossas palavras e os nossos gestos nem sempre refletem o que Deus quer para nós.
Há mudanças que devemos fazer já, não podemos continuar a adiá-las para amanhã. Nos frutos da nossa vida veremos se essas mudanças aconteceram ou não.
Vamos pensar em algumas coisas que queremos mudar para melhor na nossa relação com Jesus e com os outros. Toma nota dessas mudanças para as teres presentes durante estes dias da Quaresma.
Querido Deus. Como me ensinaste no Evangelho, ajuda-me a ter paciência com todos os que me rodeiam, como tu tens comigo, porque sabes que se não dou frutos hoje, posso dá-los amanhã. Não deixes de me animar para que dê frutos de amor e de amizade.