Pedro Perpétua e Teresa Almeida (adultos)
Joana Clara Vaz e Vicente Evangelista (crianças)
«labOratório'19» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
«David Im» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Fica em silêncio durante um bocado. Como acontece sempre que rezas, vais encontrar-te com Jesus. E agora também.
Foste alguma vez à missa no domingo de Ramos? Nesse dia, em muitas igrejas, as pessoas levam ramos de oliveira ou de outras árvores. E há uma altura em que se dá graças a Deus e se canta. É para recordar o que, um dia, aconteceu com Jesus em Jerusalém.
Leitura adaptada (Lc 19, 28-40)
Jesus ia para Jerusalém. Quando chegou a um sítio próximo da cidade, disse a dois dos seus discípulos: «Ide a essa aldeia que está ali adiante. Encontrareis um jumentinho preso. Trazei-o e se vos perguntarem alguma coisa, dizei que é para mim». Eles fizeram como Jesus lhes disse. Quando trouxeram o jumentinho, Jesus montou nele e entrou em Jerusalém. O povo recebeu-o como um rei, acenando com ramos de oliveira e colocando as suas capas no caminho para que ele passasse por cima delas. Contavam uns aos outros as coisas maravilhosas que o tinham visto fazer e diziam: «Bendito o rei que vem em nome do Senhor. Paz no céu e glória nas alturas».
Consegues imaginar este acontecimento. Fecha os olhos e tenta imaginar como tudo se passou: Jesus entra na cidade e as pessoas recebem-no como um rei. Pensa no que acontece quando um futebolista famoso chega ao estádio e toda a gente corre para lhe pedir o autógrafo. Ou os atores de cinema e televisão, com os fotógrafos atrás deles. Mas com Jesus foi ainda mais alegre.
Jesus era um homem simples. Não era poderoso, nem rico, nem famoso. Mas as pessoas reconheciam as maravilhas que tinha feito. Por isso, recebem-no e dizem-lhe coisas do tipo: «Jesus, és extraordinário!». Fazes ideia das maravilhas que Jesus fez? Curou os doentes… Perdoou às pessoas as coisas menos boas que faziam… Anunciou uma mensagem de amor para todos… Tudo isso era ótimo!
Jesus também pode fazer coisas maravilhosas hoje, dentro de cada um de nós. Muda-nos por dentro. Ensina-nos a gostarmos uns dos outros. Ajuda-nos a ver a beleza do mundo e das pessoas.
Pede a Jesus que faça maravilhas em ti.
Na missa, quando cantamos o Santo, estamos a recordar este momento. É parecido com o que cantavam e gritavam os que viam Jesus: que ele é o Santo, o Deus do Universo.
Vou imaginar que Jesus está diante de mim e eu também lhe digo:
Bendito sejas, Jesus…
Porque amas a todas as pessoas
Bendito sejas, Jesus…
Porque estás no coração dos que estão sozinhos
Bendito sejas, Jesus…
Porque estás sempre comigo, mesmo que eu não me dê conta
Bendito sejas, Jesus…
Bendito sejas, Jesus…
Porque me ensinas a ser bom