« Set on a hill (2009)» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
«Aprendiz de Viajante (2014) » © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Olá, Jesus. Mais uma semana e aqui estou. Algumas vezes apetece-me mais. Outras vezes estou mais cansado. Mas é o que acontece com os amigos, uns dias estás bem disposto e noutros estás aborrecido. Uns dias apetece-te jogar e noutros não queres fazer nada. Mas os amigos são os que nunca faltam. Eu quero que sejamos amigos. Sei que Tu tens muitos amigos. E eu também estou aqui.
Leitura adaptada (Jo 21, 1-14)
Um dia, os amigos de Jesus estavam no lago: Simão, Tomé, Natanael, os filhos de Zebedeu e mais alguns. Passaram uma noite a pescar e nem um peixe conseguiram apanhar. Ao amanhecer, viram um homem na margem do lago. Era Jesus, mas eles não perceberam que era Ele. Jesus perguntou-lhes: "Rapazes, tendes peixe?". Eles responderam que não tinham nada. Então Ele disse-lhes: "Lançai a rede para a direito do barco e encontrareis". Fizeram como Ele lhes disse e a rede encheu-se de peixes. Então João recordou-se de que, alguns anos antes, da primeira vez que tinham visto Jesus, tinha acontecido o mesmo e reconheceu-o. Disse a Pedro: "É Jesus". E Pedro ficou tão contente que se atirou à água e foi a nadar até à margem. Os outros seguiram-no no barco.
Quando chegaram à margem, Jesus tinha preparado brasas e um pouco de pão, e disse-lhes: "Trazei alguns peixes". Eles assim fizeram. Assaram os peixes e começaram a almoçar. Não se atreviam a perguntar-lhe se era Jesus, mas sabiam que era Ele. Então Jesus deu-lhes o peixe e o pão e eles lembraram-se de muitas outras refeições que tinham partilhado com Ele.
Ponho-me a pensar no que aconteceria se tivesse passado muito tempo sem te ver e Tu aparecesses. Sem dúvida, ficaria muito alegre e desataria a correr para ir ter contigo. E ficaria sentado a teu lado, a comer, muito feliz. E falaríamos da nossa amizade. Tu, Jesus, és nosso amigo. Quando nos reunimos na tua casa, na missa e em muitas outras ocasiões, é porque queres passar um pouco comigo. És um verdadeiro amigo.
Agora escuta a conversa de Jesus e Pedro, quando se encontraram… Imagina dois amigos que tiveram uma discussão e que se voltam a encontrar passado algum tempo.
Jesus: Pedro, gostas de mim mais do que os outros?
Pedro: Claro que gosto de ti.
Jesus: Fico muito contente. Cuida bem deles. Mas, gostas mesmo de mim?
Pedro: Claro que gosto muito de ti, Jesus.
Jesus: Pedro, deixa-me perguntar-te mais uma vez: gostas de mim?
Pedro: Então, Jesus, não acreditas em mim? Tu sabes tudo, Tu sabes que gosto de ti?
Jesus: Claro que sei. Mas era preciso que tu tivesses a certeza disso. Porque, embora te tenhas enganado algumas vezes, eu sei que darias a tua vida por mim. E se, quando eras mais novo, não tinhas tanta certeza disso, vais ver que, quando fores mais velho, vais seguir-me e dar a vida por mim. Queres seguir-me e vir comigo?
Pedro: Eu vou seguir-te sempre, Jesus.
Estás a ver? É isto o que acontece com os amigos de Jesus. No fim, o que importa é o carinho. Hoje terminamos assim a oração. Jesus também te diz: "Segue-me". E tu também podes ir com Ele, se quiseres.