ADULTOS
Susana Cortez
CRIANÇAS
Maria Carolina Ferreira
Simão Pires
«J. S. Bach / Gonzalo X. Ruiz» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Mais um dia, Jesus, em que me aproximo de ti através da oração. Estas semanas são o Tempo da Páscoa. Páscoa significa passagem. Às vezes, os mais velhos andam preocupados e cheios de pressa. A Páscoa é para passar da sombra para a luz. Dos problemas para as soluções. Da tristeza para a alegria. Estas passagens acontecem quando te conhecemos melhor. O que gosto mais na tua ressurreição é saber que Tu estás sempre muito perto de nós. Ontem, hoje e sempre, ajudas-me a fazer passagens importantes.
Leitura adaptada (Jo 10, 27-30)
Como as pessoas eram muito simples e os sacerdotes, habitualmente, usavam palavras muito difíceis que ninguém entendia, elas gostavam muito de escutar Jesus, porque Ele falava das coisas com exemplos simples que todos podiam entender. Assim aconteceu um dia, em que lhes disse: "Olhai, eu sou como um pastor. Quando as ovelhas escutam a minha voz, ficam sossegadas. E eu conheço cada uma – pois embora pareça que são todas iguais, na verdade são todas diferentes. As ovelhas seguem-me. E eu levo-as para os melhores sítios".
E continuou a falar, mas agora das pessoas, pois era delas que estava a falar: "Eu dou-lhes a vida eterna. Ninguém morrerá para sempre e ninguém perderá a minha amizade. Foi o meu Pai, Deus, quem pôs as pessoas nas minhas mãos e ninguém ficará longe de nós, porque o Pai e Eu somos um».
Há pessoas que falam das crianças como se todas fossem iguais. Como se todos os meninos e meninas fizessem as mesmas coisas ou como se todos gostássemos das mesmas coisas… Mas isso não é verdade. Jesus conhece cada um de nós como somos. E gosta de cada um de nós como somos. Jesus também me diz a mim, hoje: "Eu sou o teu pastor, que te conheço bem…".
Jesus diz que estaremos sempre com Ele. Que ninguém ficará sem a sua amizade. Certamente, eu já perdi pessoas de quem gostava. E provavelmente também já me zanguei com um amigo. Ou então ele foi embora, viver para outro lado. E também pode ter acontecido que alguém de quem gostava muito tenha morrido. Mas Jesus promete-me que o que é bom não morrerá para sempre. Escrevo – ou penso – os nomes das pessoas que quero que vivam para sempre.
É isso que Jesus nos promete: que com Ele a vida será eterna.
Agora vamos tentar adivinhar que coisas vivem para sempre e aquelas que acabam…
O amor… Para sempre.
O ódio… Acabará.
Os amigos verdadeiros Para sempre.
As mentiras… Acabarão.
A fome… Acabará.
A alegria… Para sempre.
Jesus… Para sempre.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.