«Daniel Estrem: Haydn Trios on Guitar» © Direitos de autor reservados a Magnatune
«Ubi Caritas» © Direitos de autor reservados a Ateliers et Presses de Taizé
Querido Jesus: aqui estou de novo. Gosto de estar contigo. Este bocadinho de tempo que passamos juntos enche-me de paz e alegria. Há dias em que estou com alguém da minha família; outras vezes, rezo com os meus amigos ou os meus companheiros de turma. E outras vezes… estou sozinho contigo; os dois, juntos, como bons amigos. E gostava que este bocadinho de tempo não acabasse! Gostava de poder dizer-te: Não te vás embora! Fica comigo para sempre!
Leitura adaptada (Jo 14, 23-29)
Jesus estava prestes a ir embora para sempre. Mas não queria que os discípulos pensassem que os tinha abandonado. Por isso, falou-lhes de forma muito séria e disse-lhes: "Se me amais, recordareis e cumprireis as minhas palavras. E o Pai e Eu viveremos no vosso interior. Quem não me ama, não recorda as minhas palavras. O Espírito Santo, que está dentro de vós, será o vosso Mestre e há de recordar-vos tudo o que vos disse". Então olhou-os e disse: "Deixo-vos a minha paz. Não tenhais medo porque Eu vou deixar-vos. E vou estar com o meu Pai, Deus. Quando Eu for, não percais a fé".
Que coisa! É mesmo verdade que Jesus tem de nos deixar? É tão difícil! Se Ele nos deixa… já não podemos estar com Ele. E então o que vamos fazer?
Não te preocupes. Jesus, depois de nos ter ensinado tantas coisas, volta para o Céu, a casa de Deus, seu Pai. Sabe que vamos sentir a sua falta. Por isso, dá-nos um grande presente: embora não o possamos ver, quer ficar connosco para sempre, mas de uma maneira muito especial.
Então, mesmo sem o vermos, vai estar connosco? Como pode ser isso?
Sim, é assim mesmo. Jesus está presente através do Espírito Santo, que está dentro de nós, no nosso coração. Quando nos lembramos dele, a sua força, a sua alegria e a sua paz estão connosco. Se te concentrares um pouco e fizeres silêncio vais senti-lo. Queres tentar?
Claro! Gostava muito! O que preciso de fazer?
Fecha os olhos
Respira devagar e profundamente
Sente como dentro de ti tudo está cheio de VIDA… Podes pensar… imaginar… sonhar… respirar… Sentes o bater do teu coração
Recorda-te de Jesus, de como gostas tanto dele… sentes que podes ajudar e gostar dos outros como Ele
Sente a vida! É o Espírito Santo dentro de ti que te dá a paz. É a força e o amor de Jesus que estão sempre contigo. Sempre. Sente-o dentro de ti
Como é bom saber que Jesus não nos abandona! Jesus diz aos seus amigos para não terem medo, que nunca os vai deixar. E também o diz a ti…
Jesus, vou ter dias em que vou ficar cansado. O que vai acontecer?… Nunca te deixarei!
E se ficar triste?… Nunca te deixarei!
E quando estiver sozinho?… Nunca te deixarei!
E se tiver medo?… Nunca te deixarei!
Talvez me faltem as forças… Nunca te deixarei!
E quando não puder dormir?… Nunca te deixarei!
Nas coisas boas e nas más, nunca te deixarei!
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.