VOZES
Susana Cortez (adulto)
Estêvão Pires e Simão Pires (crianças)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Diogo Couceiro, sj
Hoje estamos perante um mistério, mas não um mistério qualquer. Não é como quando desaparece alguma coisa em casa e a mãe diz que é um mistério. Este é um mistério mesmo. Vamos abrir o coração e os sentidos para que não nos escape nada. E hoje começamos a oração em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Sabes o que significa isto? É a mesma coisa que dizer como é Deus…Na semana passada vimos como Deus Pai enviou o Espírito Santo sobre os apóstolos no Pentecostes e sabemos que o Espírito Santo é Deus e que habita no nosso coração. A leitura de hoje revela-nos um mistério muito importante para nós, o mistério da Santíssima Trindade.
Leitura adaptada (Jo 16, 12-15)
Jesus falou com os seus amigos para lhes explicar como é Deus. E disse-lhes: "Eu ainda não vos contei tudo o que sei, mas quando vier o Espírito da verdade, há de ajudar-vos a descobrir toda a verdade. Mas não penseis que Ele está a inventar o que vos disser. Eu sei o que lhe vou dizer. E Eu recebo do meu Pai o que lhe vou dizer". E deste modo estava a falar-lhes, ao mesmo tempo, do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
O que quer dizer Jesus com estas palavras? Como podem falar três, um de cada vez, e serem um só? O que se passa com Deus? Não percebo nada!
Penso que é complicado. Há realidades que não podemos compreender, porque pensamos com a cabeça e Jesus fala-nos com o coração.
Embora não possamos ver Deus, Ele ajuda-nos a entender através das pessoas, e por isso Jesus tenta explicar aos seus amigos que há três maneiras de nos encontrarmos com Deus.
Pois claro! O Pai, o Filho e o Espírito Santo amam-se tanto e estão tão unidos entre si que são um só Deus. É esse o mistério. Deus é amor! E isso somos capazes de compreender.
Com os olhos fechados, imagina que desenhas um triângulo. Depois, passa-lhe os dedos, como se fosse um tablet, até o tornares muito grande. Tão grande quanto quiseres.
Agora agarra-o bem por um dos vértices, com cuidado para que não perca a forma, imagina que o levantes e que te metes dentro dele
Observa-o sem pressa e repara bem na figura… os três vértices estão unidos por uma linha. Essa linha é o Amor entre as três pessoas, que as faz tão unidas que, apesar de cada uma ocupar o seu lugar, são um só. Repara que só há uma figura… com os seus três lados e os seus três vértices, que a fazem perfeita. Sente como está dentro dela e como fazes parte desse Amor. Deus é assim. Como esse triângulo de amor em que tu também entras.
Procura agora sentir Deus que te olha com amor e dá-lhe graças por sentires esse Amor…
Depois de cada frase, repetimos todos: Deus, creio em ti.
Creio em Deus Pai, Criador de todas as coisas,
que gosta tanto de nós que nos envia o seu Filho e nos faz seus filhos.
Deus, creio em ti.
Creio no Filho, Jesus, nosso Senhor e Salvador,
que nos aproxima do Pai, nos salva e é nosso irmão.
Deus, creio em ti.
Creio no Espírito Santo,
que nos dá força para viver como filhos de Deus e discípulos de Jesus.
Deus, creio em ti.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
Como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Ámen.