VOZES
Rita Palhinha (adultos)
Marta Palhinha e José Vaz (crianças)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Diogo Couceiro, sj
Jesus tinha muitos amigos. Nunca estava sozinho. Desde cedo, começou a reunir-se com eles e a seguirem juntos para toda a parte. Os mais próximos eram doze, que nós conhecemos como doze apóstolos. Foi com estes que Jesus partilhou a última Ceia e a quem confiou a tarefa de divulgar a sua mensagem ao mundo. Mas como quase todos nós, Jesus tinha o seu melhor amigo: chamava-se Pedro.
Jesus confiou ao seu melhor amigo uma missão muito importante: ser o responsável pelo grupo dos seus amigos, a Igreja. Foi o que aconteceu após a morte de Jesus: Pedro tornou-se o líder dos amigos de Jesus. Escuta a passagem do Evangelho e vê como era a relação de Jesus e Pedro.
Leitura adaptada (Lc 9, 18-24)
Jesus ia pelo caminho, com os seus amigos, em direção a uma cidade chamada Cesareia de Filipe. Enquanto conversavam, os amigos de Jesus disseram-lhe que as pessoas tinham ideias muito estranhas sobre Ele. Jesus não se admirou e perguntou-lhes:
– "E vós, quem dizeis que eu sou?"
Um dos amigos de Jesus, chamado Simão, que tinha a resposta sempre pronta, respondeu por todos:
– "Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo".
Dizer isto era o mesmo que dizer que Jesus era Deus.
Ouvindo-o, Jesus respondeu-lhe:
– "És feliz, Simão, porque foi meu Pai que está nos Céus quem te revelou isso sobre mim". E acrescentou: "Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela".
Simão passou assim a chamar-se Pedro e a comunidade dos amigos de Jesus, chamada Igreja, passou a tê-lo como fundamento seguro para todos os tempos.
Pedro pregava os ensinamentos de Jesus por muitos sítios. Tentou ir o mais longe possível. Podes fazer como Pedro e levar os ensinamentos de Jesus a todos os que te rodeiam, sobretudo àqueles que ainda não O conhecem ou têm medo de se aproximar de Jesus e da sua Igreja. Ninguém pode ser amigo de Jesus se não O conhecer e não souber que a sua doutrina se fundamenta no amor a Deus e aos outros. Enquanto escutas a canção, pensa em duas ou três pessoas a quem gostarias de falar de Jesus.
Pedro, juntamente com alguns amigos que o seguiam, esteve em várias cidades a falar de Jesus às pessoas que o queriam ouvir. Depois foi para Roma, onde os inimigos de Jesus o mataram. Pedro é considerado o primeiro Papa. Desde então, todos os Papas são considerados seus sucessores.
Vivemos recentemente a morte do Papa Francisco, que conduziu a Igreja durante doze anos, com muita dedicação e espírito de serviço, e assistimos à eleição de um novo Papa, Leão XIV. É importante rezarmos pelo novo Papa, para que Jesus o acompanhe e o inspire na sua grande missão de liderar a Igreja e acompanhar na fé o povo de Deus, que lhe está confiado.
Jesus, Bom Pastor,
hoje rezamos pelo Papa
e pelo que habita o seu coração e o preocupa.
Que o Espírito Santo o ilumine
Em todas as decisões que tem de tomar
Para bem da Igreja e de todos os cristãos.
Dá-lhe sabedoria para conduzir a Igreja segundo o Evangelho,
e coragem para lidar com os desafios do mundo atual.
Concede-lhe, Senhor, fortaleza nas dificuldades,
luz nas incertezas, conforto nas horas de solidão
e ânimo em todas as circunstâncias.