Olá, Jesus. Gosto muito destes encontros que temos todas as semanas. Ensinas-me sempre alguma coisa nova e em cada semana ajudas-me a descobrir, mais um bocadinho, como é o amor de Deus.
E hoje não vai ser diferente. O Evangelho é longo, mas presta atenção ao que Jesus pede aos seus setenta e dois amigos para levarem consigo e para quê. O que levar e para quê. Essas são as duas perguntas mais importantes, hoje.
Fecho os olhos e escuto-te, Jesus.
Leitura adaptada (Lc 10, 1-12.17-20)
Um dia, Jesus escolheu setenta e dois dos seus amigos e enviou-os a muitos sítios para anunciarem o seu Evangelho. Dizia-lhes: «Há muito trabalho para fazer, mas há poucas pessoas disponíveis. Pedi a Deus que envie trabalhadores para anunciar a sua boa nova».
Também lhes deu algumas instruções. Disse-lhes: «Vede bem que sois como ovelhas rodeadas de lobos. Mas não é necessário que leveis muito dinheiro, nem muita roupa, nem muitas coisas. Ide e anunciai a paz. E se as pessoas forem pacíficas, hão de acolher-vos. Se assim for, ficai com elas, curai os doentes e anunciai o Reino de Deus.
Se não vos quiserem receber, dizei-lhes que estão enganadas. Mas dizei-lhes também que está perto delas o reino de Deus».
Passados alguns dias, os setenta e dois amigos voltaram muito contentes e contaram-lhe que tinham feito muitas coisas boas e mudado muitas coisas más.
Jesus disse-lhes: «Ficai alegres, não porque as coisas vos correram bem, mas porque, no Céu, Deus vos olha com amor».
Jesus pediu aos seus amigos para irem anunciar o Evangelho.
Sim, pediu-lhes para anunciarem a paz e para não levarem quase nada: nem muito dinheiro, nem muita roupa, nem muitas coisas. Então, como vão conseguir falar de paz, do Evangelho, se não têm quase nada para viver?
É fácil de perceber. Certamente, alguns dos teus amigos têm telemóveis ou outros aparelhos eletrónicos. E não precisas de pensar muito para perceberes que quando tens muitas coisas, queres sempre mais.
E isso não deixa as pessoas viver em paz. Por isso Jesus recomenda-lhes que vivam com o necessário, para que assim possam ajudar os outros a construir a paz.
Enquanto escutas a canção, que diz que só Jesus é importante, imagina que és um desses setenta e dois amigos e que Jesus te pede que não leves muitas coisas. Que coisas importantes da tua vida gostarias de levar?
Obrigado por estes momentos de oração e por me ajudares a recordar o que é importante para viver.
Desejando que Deus nos ajude, vamos repetir no final de cada frase: pouco é suficiente.
Quando quero ter muitas coisas… pouco é suficiente.
Quando dou mais importância ao ter do que ao ser pouco é suficiente.
Quando quero acumular… pouco é suficiente.
Quando desejo ter sempre mais… pouco é suficiente.
Ajuda-me a não me perder, quero estar contigo… pouco é suficiente.
Ajuda-me a estar centrado em ti e a anunciar a tua paz.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos… Ámen.