Vamos olhar para o nosso coração e pensar na pessoa de quem mais gostamos. Sabemos o quanto gostamos dela e como é bom que ela goste e cuide de nós. Vamos escutar o que Jesus nos diz sobre o modo como devemos tratar os outros.
Leitura adaptada (Lc 10, 25-37)
Um doutor da Lei veio ter com Jesus e perguntou-lhe: «Jesus, que preciso de fazer para conseguir a vida eterna?». Jesus disse-lhe: «O que diz a Lei dos judeus?».
Ele respondeu: «Amarás a Deus com todo o teu coração e ao próximo como a ti mesmo».
Jesus disse-lhe: «Então, é isso que precisas de fazer».
Mas ele perguntou: «E quem é o meu próximo?».
Jesus contou-lhe uma história:
«Um homem ia de viagem de Jerusalém para Jericó. Foi assaltado por ladrões, que lhe tiraram tudo, até a roupa, deram-lhe uma tareia e deixaram-no caído na beira do caminho.
Pouco depois, passou um sacerdote, que o viu, mas não fez caso e foi-se embora, porque estava com pressa para chegar à sua igreja. Passou também um professor de religião, que, apesar de o ter visto, não ligou nenhuma, pois estava com pressa de chegar à escola.
Mais tarde, passou um homem que não era judeu, viu aquele que estava caído no caminho, tratou-lhe das feridas, levou-o a um hotel e ficou com ele. Depois foi embora, mas deixou dinheiro para que cuidassem dele até ao seu regresso».
Quando terminou de contar a história, Jesus perguntou ao doutor da Lei: «Qual dos três se comportou como um próximo?». Ele respondeu: «O que o ajudou».
Jesus disse-lhe: «Então, tu faz o mesmo».
É fácil ajudar os nossos amigos e amigas quando os conhecemos e gostamos deles. Esta semana, propomos-te uma coisa diferente: pensa em alguém que não conheces bem ou, então, com quem tenhas discutido. Aproxima-te dessa pessoa e pergunta-lhe do que gosta mais: qual a sua cor preferida, de que animal gosta mais, o que faz no seu tempo livre…
Durante a semana podes fazê-lo várias vezes com a mesma pessoa e assim, no final da semana, já a conhecerás bastante melhor e já não será uma pessoa qualquer, será um amigo ou uma amiga.
Quando conhecemos as pessoas, quando nos importamos com elas é quando gostamos delas de verdade e queremos o melhor para elas. Por isso, é muito importante conhecer os outros, para poder compreender por que razão fazem aquilo que fazem. Com a canção que vamos escutar, peço a Jesus que me dê a sua luz e me abra o coração e a mente para aprender quem é o meu próximo.
Para terminar, repetimos no final de cada frase: Dá-me forças para os conhecer:
Jesus, quando não gosto do que os outros fazem, dá-me forças para os conhecer.
Jesus, quando os outros ficam zangados comigo, dá-me forças para os conhecer.
Jesus, quando alguém me trata mal, dá-me forças para os conhecer.
Maria também conhecia as pessoas e pensava nelas, guardando tudo no seu coração. Pedimos-lhe que nos ensine a gostar dos outros como ela.