VOZES
Pedro Portela e Teresa Almeida (Adultos)
Joana Vaz e Rafael Lopes (crianças)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Diogo Couceiro, sj
«The Bach Players: Bach arranging and arranged (2011)» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
«Simplus» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Como de outras vezes, antes de começarmos esta oração vamos tentar acalmar os ruídos exteriores e também aqueles que existem dentro de nós. Respira profundamente três vezes, descontrai o corpo e prepara-te para te encontrares com Jesus, que tem uma coisa para te dizer.
Mais uma vez, esta semana vamos aprender o que Jesus dizia. Já sabes que Ele gostava muito de dar exemplos para explicar aos seus amigos o que Deus lhe tinha ensinado. Presta atenção aos exemplos de hoje.
Leitura adaptada (Lc 12, 32-48)
Sempre que podia, Jesus procurava explicar aos seus amigos como deviam viver para trabalhar pelo reino de Deus.
Um dia, disse-lhes que é preciso estar vigilantes e atentos. Porque as coisas de Deus aparecem quando menos se espera. E fez uma comparação: quando uma coisa ou uma pessoa ou um lugar é muito importante para ti, isso é o teu tesouro. E onde está o teu tesouro, está também o teu coração. Por isso, dizia Ele aos seus amigos: se as coisas de Deus são importantes para vós, é nelas que deve estar o vosso coração.
E disse-lhes que também deviam ser como um vigilante noturno. O vigilante é contratado para estar atento ao que acontece, não para se pôr a dormir. Imagina que o dono da empresa chega e encontra o vigilante a dormir. Que rica figura!
Pelo contrário, se o dono chega e o vigilante está preparado, com as chaves na mão e tudo pronto, o dono fica muito contente.
Deus quer confiar a cada um de nós coisas muito mais importantes. Mas é necessário que tenhamos o coração nas coisas de Deus.
A mensagem é muito clara: não te ponhas a dormir, não esqueças o que é importante. A qualquer momento alguém pode precisar de ti. Deus pode chamar-te para o ajudares em alguma coisa e seria muito triste se não te desses conta disso.
Se presto atenção aos outros e àquilo que eles podem precisar de mim, estou a fazer que venha até nós esse Reino de que Jesus tanto falava.
Um Reino em que dá gosto viver, porque estamos atentos uns aos outros.
É isso que Jesus nos diz hoje. Que o esperemos acordados.
Uma forma de nos lembrarmos disso é repetirmos todos juntos: estarei acordado. Não tenhas vergonha de dizer: estarei acordado.
Porque os outros precisam de mim… … estarei acordado.
Porque assim torno mais próximo o Reino de que Jesus falava… estarei acordada.
Porque há muitas coisas para descobrir… … estarei acordado.
Porque podes pedir a minha ajuda a qualquer momento… … estarei acordada.