VOZES
Pedro Portela e Teresa Almeida (Adultos)
Joana Vaz e Rafael Lopes (crianças)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Diogo Couceiro, sj
«CUPAV» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
«Seth Carlin» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Olá, Jesus. Que bom! Mais um bocadinho para estar contigo, para nos ensinares a sentir as coisas de maneira diferente.
Para a oração de hoje, se puderes, arranja um papel e um lápis. Ou, então, terás de usar a imaginação…
As coisas nem sempre são como nós julgamos. É normal ouvirmos dizer que o importante é triunfar, ficar rico, ser um grande atleta, ter o melhor automóvel, a casa maior, o telemóvel mais recente, roupa das
melhores marcas…
Fecha os olhos para veres com os olhos de Jesus. Hoje vais ver a realidade de outra forma.
Leitura adaptada (Lc 13, 22-30)
Jesus andava por muitos lugares a explicar a mensagem de Deus.
Veio alguém que lhe perguntou: «Senhor, são muitos os que vão para o Céu?»
Jesus disse-lhe: «Prestai atenção, porque viver o Evangelho não é fácil. O caminho de Deus é como chegar a um banquete. Mas a porta desse lugar é pequena e é preciso fazer um esforço para passar por ela. Para entrar pela porta pequena é preciso fazer-se pequeno. Muita gente só quer grandeza. Fazem-se tão grandes, à força de ambição, riquezas, maldade ou mentiras, que quando querem entrar pela porta não cabem. Vós tendes que vos fazer pequenos. Caso contrário, um dia ides querer entrar onde eu estiver. E direis: "Sou muito teu amigo". Mas se não for verdade, a porta continuará fechada. Mas também vos digo: Há muita gente boa e pequena em todo o mundo. No Oriente e no Ocidente. No Norte e no Sul. Todos esses entrarão no meu banquete. Muitos que hoje são os últimos, serão os primeiros. E muitos que hoje são os primeiros, serão os últimos».
Fazer-se pequeno? Mas então agora não é a altura de eu crescer?
Não se trata de ser pequeno no tamanho, mas de continuar a ser simples.
E como podemos fazer-nos pequenos?
A canção que agora vais escutar fala do que nos faz continuar a ser pequenos e do que nos leva a querer ser grandes.
Agora pega no teu papel. Divide a folha em duas partes. Na primeira metade desenha uma única pessoa muito grande. Na outra metade, muitas pessoas pequenas. E no meio, uma porta pequena.
Agora, junto da pessoa grande escreve tudo o que faz que as pessoas fiquem sozinhas, o que ouviste agora e aquilo de que te lembres…
Para nos fazermos grandes é preciso querer ter mais e mais, sem pensar nas consequências, ser egoísta e fixar-se mais no negativo do que no positivo.
Agora, junto das pessoas pequenas escreve coisas boas que nos unem
uns aos outros.
Bem… não parece difícil. Para continuar a ser pequeno, Jesus convida-me a ser simples, a ver as coisas boas da vida e das pessoas, a não querer o que é dos outros, a ter capacidade de sonhar e viver aventuras, a descobrir tudo o que há de bom no mundo.
Não tenhais pressa em ser grandes. Jesus quer que sejamos pequenos, simples, como crianças. Assim poderemos entrar pela porta pequena e comer com muitos outros.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.