VOZES
Pedro Portela e Teresa Almeida (Adultos)
Joana Vaz e Rafael Lopes (crianças)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Diogo Couceiro, sj
«Encontrarei o Teu olhar (2009)» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
« A Work in Progres» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Olá, Jesus. Venho estar contigo mais uma vez. Tu és, ao mesmo tempo, meu amigo e meu mestre. Por isso, diz-me o que quiseres e eu aprenderei contigo. Fico em silêncio. Respiro devagar. Fecho os olhos e imagino que estás a meu lado e que me começam a contar uma das histórias da tua vida.
Leitura adaptada (Lc 14, 1; 7-14)
Um dia convidaram Jesus para comer em casa de um dos fariseus mais importantes. Jesus apercebeu-se de que toda a gente procurava passar à frente dos outros, para ocupar os melhores lugares nas mesas principais. Então, disse-lhes: «Quando te convidarem para um casamento, não queiras ocupar o melhor lugar, porque podem ter de te pedir para ires para um lugar menos importante. Imagina a vergonha que vais passar! Quando te convidarem, senta-te num dos lugares menos importantes e se quem te convidou quiser que ocupes um lugar com mais destaque, virá dizer-te isso mesmo».
Com estas palavras, Jesus estava a ensinar que devemos ser humildes.
Depois, Jesus olhou para quem o tinha convidado e disse-lhe: «Podias não convidar sempre as pessoas importantes. Quando deres um banquete, convida os pobres, o doentes, os coxos e os cegos. Porque é isso que Deus espera de nós, que saibamos estar atentos aos pequenos».
Isto de andar aos encontrões para ocupar os melhores lugares está sempre a acontecer. Conseguir estar na primeira fila de um concerto. Ou nos melhores lugares do cinema. Ou nos sítios reservados para a gente importante… E como podes dizer que não há gente mais importante? Então os futebolistas? E os artistas? E os políticos?
Não te deixes enganar. A vida não é como uma corrida na qual é preciso chegar em primeiro lugar. A vida é como uma casa com as portas abertas para que todos possam entrar. Imagina que todas as portas da tua casa estavam fechadas à chave e que nunca te podias encontrar com os teus amigos, com a tua família, com as pessoas que conheces. É isso que acontece com as pessoas que se julgam importantes. Mesmo sem se darem conta, vão ficando cada vez mais sozinhas, porque só pensam em si mesmas.
Então, o que é ser importante? Quem é importante?
Cada pessoa é importante. Tu, por exemplo, és muito importante. Não há ninguém neste mundo como tu. Ninguém. És uma pessoa única. Diferente. E, por isso, és especial. E o mesmo acontece com cada pessoa que conheces. Cada amigo e cada amiga. Os teus pais, os teus professores. Os colegas de turma. Cada um é muito importante. Não há ninguém que não seja importante. O que te proponho é que trates cada pessoa como se fosse o convidado de honra de tua vida.
Jesus, então dá-me um coração como o teu, que goste de todas as pessoas.
Vamos terminar a oração pedindo a Deus que nos ajude a compreender que todos somos importantes. Porque o que Jesus faz é dar a volta às coisas. Vais ver como consegues adivinhar o modo de olhar de Jesus. Escuta as frases e tenta adivinhar como Jesus dá a volta às coisas.
Os mais pequenos (…são os maiores)
Os mais baixos (…são os mais altos)
Os mais feios (… são os mais bonitos)
Os mais pobres (… são os mais ricos)
Os mais fracos (… são os mais fortes)
Os mais lentos (… são os mais rápidos)
E se tentares ver o mundo assim, vais descobrir que é tudo muito mais interessante.