VOZES
Pedro Portela e Teresa Almeida (Adultos)
Joana Vaz e Rafael Lopes (Crianças)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Pedro Portela
«Taizé» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
«Instrumental CD 2» © Direitos de autor reservados a Ateliers et Presses de Taizé
Olá, Jesus. Estamos juntos, mais uma vez, para te escutar e falar contigo. É muito bom ter este bocadinho, todas as semanas, só para nós, para nos escutarmos com calma e aprendermos o que te vai no coração e nos queres dizer. Durante uns momentos, vou respirar devagar e acalmar-me. Tu sabes que assim é mais fácil ficar contigo…
O que será que tens para me dizer hoje? Vou já escutar as tuas palavras para ficar a saber?
Leitura adaptada (Jo 3, 13-17)
Um dia, um homem sábio, chamado Nicodemos, veio ter com Jesus para saber o que é que Ele ensinava. Jesus disse-lhe muitas coisas.
Primeiro, recordou-lhe uma história muito antiga do povo judeu, que andava no deserto e foi atacado por serpentes venenosas. O chefe do povo, chamado Moisés, mandou fazer uma serpente em metal e pendurá-la num poste muito alto. Aqueles que eram mordidos pelas serpentes e olhavam para a serpente de metal ficavam curados.
Jesus explicou a Nicodemos: "Isto foi um exemplo do que vai acontecer comigo. Também eu vou ser colocado num poste parecido, na cruz, e quem olhar para mim será salvo". E continuou: "Isto é assim porque Deus Pai gosta tanto de toda a gente que quer que todos os que acreditam em mim possam viver para sempre comigo. Porque eu não quero condenar ninguém, quero é salvar toda a gente".
Que história estranha! Tem serpentes venenosas, uma serpente de metal… e depois Jesus fala dele e da sua morte na cruz…. É muito difícil!
O que Jesus nos quer dizer é que, tal como o povo judeu foi salvo do mal, também nós, os amigos de Jesus fomos salvos do mal. Mas não nos podemos esquecer de olhar para a cruz de Jesus, pois foi na cruz que Jesus venceu o mal.
E temos a palavra de Jesus de que tudo o que lhe aconteceu foi porque gosta muito de nós e quer que vivamos sempre com Ele. Isso é muito bom.
Agora já percebemos melhor as palavras de Jesus. A cruz é o sinal do amor de Jesus por cada um de nós. E quando olhamos para ela devemos lembrar-nos desse amor e pedir a Jesus que nos ensine a gostar dele e dos nossos amigos como Ele gosta de nós.
Vamos terminar a nossa oração fazendo o sinal da cruz e dizendo: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.