VOZES
Pedro Portela (Adulto)
Joana Vaz (Criança)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Pedro Portela
«Histórias de cantar (2006)» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
«A Work in progress (2011)» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Olá, Jesus. Mais uma semana e quero passar um tempinho contigo. Porque sei que a tua palavra ajuda-me. A tua música acompanha-me. E o que me ensinas é bom para a minha vida. Às vezes, não tenho tempo para rezar. Tenho trabalhos de casa, desporto, jogos de computador, televisão… Por isso, vou aproveitar esta oportunidade para estar contigo. Que me queres ensinar hoje?
Leitura adaptada (Lc 16, 1-13)
Jesus contou aos seus amigos a seguinte história:
«Um homem tinha um administrador responsável pelo seu dinheiro. Um dia, deu-se conta que ele gastava muito dinheiro. Chamou-o e disse-lhe: "Estás despedido".
O administrador pensou: "E agora o que vou fazer?"
Chamou então todos os que deviam dinheiro ao seu patrão e disse-lhes: "Vamos lá ver: tu deves mil euros? Vamos escrever que deves quinhentos". E fez o mesmo com os outros. E assim, com estas trafulhices, foi conseguindo fazer muitos amigos.
Quando o seu patrão soube disto, apesar de zangado, teve de reconhecer que o administrador tinha sido muito esperto, porque tinha conseguido fazer muitos bons contactos».
Os amigos de Jesus não perceberam porque é que Ele lhes contou esta história. Estava a dizer-lhes para fazerem trafulhices? Jesus, vendo que eles estavam admirados com aquilo, explicou-lhes: «O que vos quero dizer é o seguinte: na vida, é preciso ser esperto. E da mesma forma que as pessoas más usam a inteligência para fazer coisas más, vós precisais de usar a inteligência para anunciar a boa nova. Sede honestos, sede pessoas em quem se pode confiar e não procureis servir a Deus e, ao mesmo tempo, servir o poder, a riqueza, as coisas fáceis… Escolhei antes a minha amizade».
Que história estranha. Um administrador injusto. Um aldrabão que engana o seu chefe. E tu apresenta-lo como exemplo. Mas não é um exemplo para fazer aldrabices, pois não? É um exemplo que mostra que é preciso procurar soluções para os problemas. Jesus, dentro de momentos, vou pedir-te que me ensines a resolver os problemas.
Hoje, Jesus diz-nos que precisamos de ser inteligentes para anunciar a boa nova. Tenta descobrir qual é a melhor forma de mostrar que Jesus te faz feliz. Será repetir as suas palavras. Ou talvez o melhor seja viver ao seu jeito?
O texto termina com as palavras: "Escolhei antes a minha amizade". Eu quero ser amigo de Jesus, no coração.
Jesus disse aos seus discípulos que não se pode escolher tudo ao mesmo tempo. Não se pode ter tudo, querer tudo, viver tudo. Por isso, a oração final é um convite a escolher o caminho de Deus. Vamos dizer o que é preciso escolher…
Entre o amor e o ódio escolho o amor
Entre a guerra e a paz escolho a paz
Entre a alegria e a tristeza escolho a alegria
Entre o egoísmo e a generosidade escolho a generosidade
Entre o juntar e o partilhar escolho o partilhar
Entre a amizade e a solidão escolho a amizade
Pai-Nosso…