VOZES
Pedro Portela e Teresa Almeida (Adultos)
Joana Vaz (Criança)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Diogo Couceiro, sj
«NA» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
« Colors of Spain Volume 2 (2012)» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Vens mais uma vez encontrar-te com Jesus. Hoje a oração vai ajudar-te a descobrir as coisas pequenas. Porque a fé tem a ver com coisas muito simples, que às vezes parecem pouco importantes. De tal forma que nem nos damos conta delas. Mas essas coisas fazem muita falta. Já vais ver…
Leitura adaptada (Lc 17, 5-10)
Um dia, os amigos de Jesus disseram-lhe: «Jesus, podes fazer-nos ter um pouco mais de fé?» Pediram-lhe isto porque às vezes eles também tinham dúvidas e perguntas e não percebiam tudo.
Jesus disse-lhes: «Prestai atenção. É suficiente ter alguma fé. Se a vossa fé fosse do tamanho de um grãozinho de mostarda já poderíeis fazer coisas admiráveis. A semente de mostarda é muito pequena e, no entanto, dá uma árvore muito grande. Com a fé acontece o mesmo. Basta ter um pouco de fé e tudo muda».
Também lhes disse que a fé é obedecer a Deus, sem ficar convencido por causa disso e sem lhe exigir nada. Dizia: «Um trabalhador faz o seu trabalho e não fica à espera que lhe batam palmas por causa disso, porque é o seu trabalho. Vós deveis fazer o mesmo. Quando fizerdes o que eu vos digo, não fiqueis à espera que eu venha bater-vos palmas. Fazei-o porque é o melhor para vós».
Provavelmente, nunca viste uma semente de mostarda. É muito pequena, mal se vê, mas dá uma árvore muito grande. O que Jesus nos diz hoje é que a fé começa nas coisas pequenas. Vamos pensar juntos em coisas pequenas, tão pequenas que nem nos damos conta delas, mas que na realidade são muito grandes.
– Quando estou triste e o meu pai ou a minha mãe animam-me. E dão-me um abraço.
– Quando estou com os meus amigos e podemos rir-nos e brincar juntos.
– Quando sinto que, mesmo que tenha feito asneira, Deus perdoa-me.
– Quando digo uma palavra simpática a alguém que está triste e sozinho.
Todos esses são exemplos de coisas aparentemente pequenas, mas muito importantes, porque fazem a vida melhor. Deus é assim, é o Deus das coisas pequenas. É tão pequeno dentro de cada um de nós que é invisível e, no entanto, dá muitos frutos. O Reino de Deus é assim.
A prova de que tudo isto que te disse é verdade é que a história de Jesus é a história de muitas pessoas pequenas que fazem coisas grandes, tão grandes que são incríveis. Como Maria, que era apenas uma jovem de uma pequena aldeia e, no entanto, por causa dela, tudo mudou. Peço a Maria que eu também seja capaz de fazer grande o que é pequeno.
Ave-Maria…