VOZES
Pedro Portela (Adulto)
Rafael Lopes e Joana Vaz (Crianças)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Diogo Couceiro, sj
«NA» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
«Seth Carlin» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Venho de novo encontrar-me com Jesus. Respiro devagar. Fico em silêncio. Sei que Jesus está perto de mim. Sei que o seu Espírito cuida de mim. Mas às vezes não me apercebo disso. E estes momentos de oração ajudam-me a recordar-me disso. Hoje, começo a oração fazendo, devagar, o sinal da cruz: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
Leitura adaptada (Lc 17, 11-19)
Um dia, Jesus ia a caminho de Jerusalém. Ia a entrar numa aldeia e aproximaram-se dele dez leprosos. Em Israel, os leprosos estavam proibidos de se aproximar das pessoas saudáveis, para não as contagiarem. Por isso, ficaram longe e gritaram, para que Jesus os ouvisse: «Ajuda-nos», «Tem compaixão de nós». Jesus, também de longe, disse-lhes: «Ide mostrar-vos aos sacerdotes do templo».
Eles puseram-se a caminho e, algum tempo depois, perceberam que as manchas da lepra tinham desaparecido e que estavam curados. Ficaram muito contentes, a gritar, a rir e a abraçarem-se uns aos outros. E foi cada um para a sua terra. Todos menos um, que voltou para trás e foi procurar Jesus. Quando o viu, pôs-se de joelhos e abraçou-lhe as pernas, para lhe agradecer.
Quando Jesus o viu, disse: «E os outros. Não tiveram tempo de vir agradecer?». Então agachou-se junto do que tinha regressado, que era um samaritano (os judeus desprezavam os samaritanos porque diziam que eles não cumpriam a lei) e comentou: «Este estrangeiro foi o único que entendeu a verdade». E disse-lhe: «Levanta-te e segue o teu caminho, que a tua fé te salvou».
Reparaste nos leprosos? Pensa neles. Eram pessoas que viviam muito mal. Ninguém as queria por perto. A lepra era um problema enorme. E mesmo que procurassem ajuda, ninguém as ajudava. Só Jesus atendeu aos seus pedidos. Provavelmente, tu também pedes ajuda a Jesus quando as coisas correm mal. Que te dê forças, que te dê alegria, que te dê sabedoria… Fecha os olhos e pede a Jesus alguma coisa que seja muito importante para ti.
Só um dos leprosos voltou para agradecer a Jesus. Os outros esqueceram-se. Ficaram tão contentes com a sua saúde que já não queriam saber de mais nada e foram-se embora. Isto é errado. Precisamos de ser agradecidos. Precisamos de aprender a dar valor ao que os outros nos dão e dizer-lhes como estamos contentes por causa disso. Há crianças que agradecem sempre, quando lhes dão alguma coisa. Há outras que só sabem exigir, e nunca agradecem. Vou agradecer a Jesus pelas coisas boas da minha vida. Enquanto escuto a canção, vou fazer uma lista dessas coisas boas.
Mas não é só a Jesus que é preciso agradecer. Precisas de te habituar a agradecer muitas coisas pequenas que outras pessoas fazem por ti. Pensa no dia de hoje. Certamente, há muitas coisas de que nem te deste conta, mas que só estavam prontas porque alguém se preocupou contigo. A tua roupa, a alimentação, o aquecimento… Vamos agradecer por tudo isso. E, nos próximos dias, vais procurar uma oportunidade para agradecer às pessoas que cuidam de ti.
Vamos responder: Obrigado porque estais aqui.
Aos meus amigos, porque gosto de estar convosco. Obrigado porque estais aqui.
Aos meus pais, porque gostais tanto de mim. Obrigado porque estais aqui.
Aos meus avós, porque cuidais de mim. Obrigado porque estais aqui.
Aos meus professores, porque me ensinais. Obrigado porque estais aqui.
A Deus, porque me guias sempre. Obrigado porque estás aqui.
À natureza, que me dá frutos e outros alimentos. Obrigado porque estás aqui.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Ámen.