





AUTOR
Diogo Couceiro, sj
VOZES
Pedro Perpétua (Adulto)
Maria Carolina Ferreira e Vicente Evangelista (Criança
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Diogo Couceiro, sj
«La Scala: Concert 03 03 03» © Direitos de autor reservados a Ponderosa Music&Art
« Aprendiz de Viajante (2013)» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Querido Jesus, obrigado por este bocadinho que nos dás para estarmos contigo. Este nosso encontro contigo é o melhor modo de começar a semana, porque posso sentar-me aqui contigo a conversar. Não sei o que me vais dizer hoje, mas desejo muito poder escutar-te.
Leitura adaptada (Jo 11, 22-45)
Jesus andava por cidades e aldeias acompanhado pelos seus amigos, a falar a todos de Deus.
Quando estava a passar perto da casa do seu grande amigo Lázaro e suas irmãs, Marta e Maria, disseram-lhe que Lázaro estava muito doente. Jesus dirigiu-se para casa dos seus amigos e quando chegou disseram-Lhe que Lázaro já tinha morrido… Jesus ficou muito triste e começou a chorar.
As pessoas que estavam ali vendo Jesus a chorar ficaram comovidas e comentavam: «Era mesmo seu amigo!».
Jesus, ainda a chorar, levantou os olhos ao céu e disse: «Pai, agradeço-Te porque me escutas: eu sei que Tu me escutas sempre!». E, com voz forte, gritou para dentro do sepulcro: «Lázaro, sai para fora!». E Lázaro despertou e levantou-se.
Jesus, tu tens muitos amigos… e gostas mesmo de cada um deles, como gostas de mim. Gostas tanto deles que ficas mesmo triste se os perdes ou deixas de os ter por perto.
Ver-te a chorar, querido Jesus, deixa-nos muito surpreendidos: estamos habituados a ver-te sempre sorridente! Mas as tuas lágrimas e a tua tristeza, por perder o teu amigo, mostram que o amavas muito. As tuas lágrimas são sinal do grande amor que tens dentro de ti.
Nós também ficamos tristes quando alguém de quem gostamos muito deixa de estar perto de nós: choramos e o nosso coração fica pequenino. Mas sabemos que essas pessoas de quem gostamos tanto estão contigo e tu tomas conta delas. Por isso, hoje queremos lembrar-te cada uma dessas pessoas que já não estão connosco e que estão junto de Ti.
Hoje aprendemos com Jesus que Deus está sempre connosco e nos escuta sempre, principalmente quando mais precisamos d’Ele. Aprendemos que estar triste e chorar não é ser fraco, mas é sinal de que temos um coração enorme onde cabe toda a gente e que, por isso, sente falta daqueles que mais ama. Com Jesus, aprendemos que podemos confiar sempre em Deus, que Ele nunca nos abandona e cuida de nós sempre e para sempre.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.