







VOZES
Pedro Perpétua (Adulto)
Maria Carolina Ferreira e Vicente Evangelista (Crianças)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Diogo Couceiro, sj
«Encontrarei o Teu olhar (2009)» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
«NA» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Olá, Jesus. Cá estou eu novamente. Quero estar contigo e escutar as tuas palavras, para que a tua vida me ensine coisas novas. Antes de escutar o que tens para me dizer, preparo-me por fora e por dentro.
Por fora, fazendo silêncio e procurando uma posição confortável. Respirando devagar e, se isso me ajuda, fechando os olhos.
Por dentro, pondo de lado, durante alguns momentos, as coisas que me preocupam e os pensamentos que me distraem e não me deixam escutar-te.
Leitura adaptada (Lc 21, 5-9)
Certa vez, Jesus estava no templo e muitas pessoas à volta dele. O templo era muito bonito e grande, e as pessoas não paravam de falar dele e de o admirar. Jesus percebeu que para as pessoas o mais importante era a grandeza, as pedras magníficas, o brilho do ouro. E disse-lhes: "Deixai-vos dessa conversa. Nada disto vai durar para sempre. Há de vir um dia em que será destruído".
Eles perguntaram-lhe: "Como poderemos saber quando isso vai acontecer?"
Jesus disse-lhes: "Olhai, vêm aí tempos muito difíceis. Haverá guerras e revoluções. Sereis perseguidos. Sereis maltratados por causa do meu nome. Haverá povos contra povos e, em muitos lugares, epidemias e fome. Vós sereis perseguidos e levados a julgamento. Até as famílias ficarão divididas por causa do meu nome. Mas será nessa altura que deveis ser corajosos e dizer que acreditais em mim".
Os que estavam a ouvir Jesus olhavam-no assustados. Então, ele disse-lhes: "Não tenhais medo de tudo isto que vos anuncio. Porque Deus cuidará de vós. Sede fiéis e perseverantes".
Jesus chama a atenção dos que admiram a beleza do templo para o facto de que vêm aí tempos difíceis, em que serão perseguidos por serem seus discípulos, haverá muitos problemas, fome, guerra…
Não admira que os que o escutavam tenham ficado assustados. Porque é que Jesus lhes disse essas coisas?
Eu penso que foi para não nos deixarmos enganar. Para não ficarmos de boca aberta diante das coisas vistosas, sem prestarmos conta ao que passa despercebido. Porque isso também acontece comigo. Há pessoas populares, que chamam a atenção, e outras mais humildes… Durante alguns momentos, pensa nas pessoas mais simples, da tua família, ou da tua turma, ou de outros lugares…
E aquelas coisas sobre perseguições e guerras, porque é que fala nisso?
Jesus fala disso porque é verdade. Às vezes, ser seu discípulo e ver o mundo de uma forma diferente acaba por criar problemas a quem o segue. Mas repara que Jesus termina as suas palavras animando os que o ouvem. Depois de falar das coisas más que podem acontecer, diz-nos para não termos medo, para termos confiança e não desistirmos. Porque Deus cuida de nós.
E nós cuidaremos uns dos outros, porque é isso que Jesus nos pede.
Terminamos este momento de oração repetindo, depois de cada frase:
Tu cuidas de mim, Senhor.
Quando à minha volta há divisões ou lutas que assustam…
Tu cuidas de mim, Senhor.
Quando tenho medo porque na televisão vejo guerras e conflitos…
Tu cuidas de mim, Senhor.
Quando sou eu que me zango e ando à luta com outros…
Tu cuidas de mim, Senhor.
Quando tenho vergonha de ser teu discípulo porque penso que os outros não vão gostar de mim…
Tu cuidas de mim, Senhor.