







VOZES
Elisabete Carvalho (Adulto)
Maria Carolina Ferreira e Vicente Evangelista (Crianças)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Diogo Couceiro, sj
«Encontrarei o Teu olhar (2009)» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
«Bach Cello Suites on 8 String Guitar» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Olá, Jesus. Obrigado por não faltares ao nosso encontro e te sentares um pouquinho junto de mim. Gosto muito de estar contigo e aprender coisas novas. Peço-te que nunca esqueça o que aprendo contigo e que o ponha em prática, para sermos ainda melhores amigos, eu e tu…
Agora, fecho os olhos e abro o meu coração para escutar a tua Palavra…
Leitura adaptada (Lc 23, 35-43)
Depois de crucificarem Jesus, alguns riam-se dele e diziam: "Se é o Filho de Deus, o Messias, que faça um milagre e desça da cruz". Os soldados, por seu lado, deram-lhe vinagre para beber, em vez de água, e diziam: "Então, se és assim tão poderoso, porque é que não te salvas a ti mesmo?" Junto de Jesus estavam dois ladrões que tinham sido crucificados. Um deles insultava-o e gritava: "Salva-te a ti mesmo e salva-nos a nós, se és o Messias".
Jesus não dizia nada, mas o outro ladrão interrompeu o primeiro e mandou-o calar: "Cala-te. Nós estamos aqui porque fizemos coisas más, mas Jesus é um homem justo". E então disse a Jesus: "Jesus, recorda-te de mim quando chegares ao teu reino". Jesus olhou-o com carinho e disse-lhe: "Podes ter a certeza: hoje estarás comigo no paraíso". E, no meio de todo aquele sofrimento, Jesus e o bom ladrão ficaram amigos.
Recorda uma situação em que alguém se tenha rido de ti ou de algum dos teus amigos ou companheiros. Como te sentiste? Aborrecido, triste, com raiva? Talvez até tenhas sentido vontade de andar à luta… Lembras-te?
Agora, pensa como respondeu Jesus, já crucificado e cheio de dores, quando os que o rodeavam começaram a gozar com ele. Mostrou-se zangado, com raiva? Certamente sentiu-se muito triste, mas em vez de raiva, olhou com carinho e disse palavras de amizade e acolhimento: "Podes ter a certeza: hoje estarás comigo no paraíso".
Procura recordar a leitura que escutaste e pensa: Por que razão achas que Jesus se fez amigo do bom ladrão?
O bom ladrão fez duas coisas que muitas vezes nós temos dificuldade em fazer quando agimos mal… A primeira, reconhecer os nossos erros, aceitar que não fizemos as coisas como devíamos, que fizemos mal a alguém… quer dizer, ser humildes em vez de teimosos, procurando ter razão a todo o custo.
E a segunda, olhar para Jesus, ver nele esse "homem justo" que deve ser sempre um exemplo para nós, o modelo que queremos seguir, porque só assim conseguiremos ser melhores pessoas… e pedir-lhe que nos leve com ele, como fez ao bom ladrão, sabendo que só Jesus pode fazer que os nossos erros e as nossas asneiras sejam perdoados.
Por isso, da próxima vez que alguém se ria de ti ou quando sentires vontade de te rires de alguém, lembra-te de Jesus que, apesar da sua tristeza, escolheu a compaixão e não o ódio. Porque só o amor é mais forte do que o rancor… só o carinho vence a vingança e só o arrependimento vence o orgulho… Lembra-te que Jesus escolhe ser amigo daquele que é simples, que lhe pede perdão, sabendo que nem sempre fez tudo bem… Escolhes ser amigo de Jesus?
Jesus, ensina-me a escolher sempre o que está certo…
A esforçar-me quando fico com preguiça…
A ser forte quando me sinto mais fraco…
A perdoar quando fico cheio de rancor…
A partilhar quando só penso em mim…
A olhar com carinho aqueles a quem todos olham com maldade…
A ser como o bom ladrão, escolhendo a tua amizade acima de tudo…
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.