







VOZES
Elisabete Carvalho (Adulto)
Maria Carolina Ferreira e Vicente Evangelista (Crianças)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Diogo Couceiro, sj
«lab'21: Caderno Advento-Natal (2025)» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
«PeryTune» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Já falta pouco para celebrarmos o nascimento de Jesus. Imaginas como os teus pais ficaram nervosos quando tu estavas para nascer?
Hoje vamos escutar a história do que aconteceu com José, o pai de Jesus. Mas antes, põe-te numa posição confortável, fica descontraído, respira devagar… Isso vai ajudar-te a entrares melhor na história.
Leitura adaptada (Mt 1, 18-24)
José ficou surpreendido ao saber que Maria estava à espera de um filho. E pensou em deixá-la, porque eles ainda não viviam juntos e o filho não era seu. Mas um anjo apareceu-lhe enquanto ele dormia e disse-lhe: "José, não te preocupes. O menino que vai nascer vem do Espírito Santo. Maria dará à luz um filho e o seu nome será Jesus. Como anunciou o profeta, a Virgem dará à luz um filho e dar-lhe-á o nome de Emmanuel, que significa Deus-connosco". Quando José acordou ficou muito contente e levou Maria para viver na sua casa, como o anjo lhe tinha dito.
Coitado do José! Gostava muito de Maria, mas não percebia o que estava a acontecer. De repente, Maria estava grávida. O que iriam pensar as pessoas da sua aldeia?
Quando amas alguém verdadeiramente, o teu amor é tão grande que a única coisa que te importa é que essa pessoa esteja bem. Assim acontecia com José, que não desejava que acontecesse nada de mal a Maria. Mas, ao mesmo tempo, não conseguia entender o que estava a acontecer.
Então tem um sonho em que um anjo lhe explica quem é esse menino que vai nascer.
Agora José sabe o que precisa de fazer e tem confiança em Deus. Leva Maria para a sua casa e juntos – com muita alegria – esperam o nascimento do Filho de Deus.
Enquanto escutas a canção, pensa se alguma vez te aconteceu alguma coisa parecida, uma altura em que o teu amor por alguém foi mais importante do que tudo o resto. Talvez tenhas perdoado à tua melhor amiga, ou tenhas vencido uma zanga com os teus pais, ou não ligaste ao que te fez um colega… Fizeste isso porque gostas deles. E o amor resolve tudo.
Terminamos a nossa oração pensando em Maria e em José. Felizes por colaborarem com os planos de Deus. Felizes por receberem esse Menino que mudará a História.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.