







VOZES
Elisabete Carvalho (Adulto)
Maria Carolina Ferreira e Vicente Evangelista (Crianças)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Diogo Couceiro, sj
«lab'21: Caderno Advento-Natal (2025)» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
«Klarviertrios» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Oração para esta semana: emigrantes.
As festas do teu nascimento, Jesus, são sempre muito bonitas, sobretudo quando são passadas em família. E hoje é o dia para nos lembrarmos de modo especial da tua família. Obrigado por este bocadinho que passas comigo e por tudo o que posso aprender contigo.
Hoje vamos ouvir uma história difícil da infância de Jesus. Respira devagar, acalma o teu coração e a tua mente e prepara-te para escutar.
Leitura adaptada (Mt 1, 18-24)
O anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe que o rei dos judeus, Herodes, queria matar o Menino Jesus. E mandou que fugisse e levasse Jesus e Maria para o Egito. Então José fugiu de noite, com o Menino e a Mãe, atravessou o deserto e foi para o Egito. A família ficou lá até que o rei Herodes morreu. Nessa altura, o anjo do Senhor voltou a aparecer a José, num sonho, e disse-lhe que o rei estava morto e que já podia regressar à sua terra com a família. José voltou e decidiu ir viver em Nazaré, que ficava na Galileia.
Jesus teve uma infância difícil. Logo depois de nascer, os seus pais tiveram de deixar a sua terra, para o protegerem, e tornaram-se refugiados no Egito.
Como vês, é uma coisa antiga, esta dos refugiados e emigrantes que têm de deixar as suas terras por alguma razão e arriscar a vida para encontrar segurança num país diferente. Muitas vezes, sem saberem a língua do país nem estarem habituados à maneira de fazer as coisas das pessoas da terra para onde vão.
É verdade, e agora também há muitos emigrantes e refugiados no nossa país. Em muitos casos, as crianças até vêm para as nossas escolas e é muito difícil falar com elas, porque não falam português.
Pois é. Mas temos de fazer um esforço para que se sintam bem acolhidas e temos de ser amigos e ajudá-las. É isso que Jesus quer e o que nós, como amigos de Jesus, devemos fazer.
Terminamos a nossa oração pensando em Jesus, Maria e José, uma família feliz, apesar de todas as dificuldades que tiveram de enfrentar. E vamos rezar o Pai-Nosso, pedindo também pelas famílias dos refugiados e emigrantes que vivem no nosso país.
Pai nosso,
que estais no céu,
santificado seja o vosso nome,
venha a nós o vosso reino,
seja feita a vossa vontade
assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje,
Perdoai-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido,
não nos deixei cair em tentação
mas livrai-nos do mal.
Amém.