







VOZES
Elisabete Carvalho e Pedro Perpétua (Adultos)
Frederico Araújo (Criança)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Diogo Couceiro, sj
«Deus também se Canta» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Hoje volto a estar contigo, Jesus durante um bocadinho. Tens sempre alguma coisa nova para me dizer e eu gosto de escutar o que Tu me dizes. Obrigado, Jesus, por este bocadinho que passas comigo e por tudo o que posso aprender contigo.
Hoje vamos escutar uma história que se passa pouco depois do nascimento de Jesus. É uma história que nos mostra um bocadinho quem vai ser Jesus e como é importante estar atentos aos sinais que nos falam d'Ele. Escuta com atenção.
Leitura adaptada (Mt 2, 1-12)
Pouco depois de Jesus nascer, apareceram em Jerusalém, a capital de Israel, uns homens com aspeto de gente importante. Via-se que vinham de longe, até pela forma de falar. E começaram a perguntar: "Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". Ora os judeus já tinham um rei, chamado Herodes. Quando lhe disseram o que estava a acontecer, Herodes mandou chamar os homens que vinham do Oriente e percebeu que eram Magos, quer dizer, homens que estudavam as estrelas e o seu significado. E disse-lhes: "Eu perguntei aos sábios do meu povo onde devia nascer o rei dos judeus e eles disseram-me que nasceria em Belém. Por isso, ide até Belém, vede se encontrais esse rei e depois vinde dizer-me, que também quero ir vê-lo". Os Magos puseram-se a caminho, viram novamente a estrela que os tinha guiado e esta levou-os até Belém. Entraram na casa indicada pela estrela, viram o Menino Jesus, adoraram-no e ofereceram-lhe presentes. E, depois, tendo percebido que Herodes só estava interessado em mandar matar o Menino Jesus, não voltaram a Jerusalém, mas foram para a sua terra por outro caminho.
Esta é uma história muito bonita. Parece uma história de filme. E os Magos foram inteligentes e perceberam logo que o rei Herodes não era boa pessoa. De onde teriam eles vindo e como perceberam que a estrela anunciava o nascimento de Jesus?
Essas são perguntas interessantes, mas o mais importante daquilo que nos diz o Evangelho é outra coisa. Ao falar destes Magos vindos de terras distantes para ver Jesus, o Evangelho diz-nos que Jesus, o Messias, não veio só para os judeus mas para todos os povos da terra. E isso é o mais importante.
É verdade. Se não fosse assim, nós hoje não conhecíamos Jesus, pois Ele teria ficado só para o povo judeu. Então isso quer dizer que estes Magos representam todas as pessoas da terra que querem conhecer Jesus e aprender com Ele a viver como Deus nos pede.
Isso ainda faz mais bonita a história dos Magos. Eles viveram uma aventura para conhecer Jesus e ensinam-nos que nós também precisamos de ter vontade de conhecer Jesus e coragem para enfrentar as dificuldades que podem aparecer.
Vamos terminar a nossa oração pedindo a Jesus que nos dê coragem para o querermos conhecer cada vez mais e para ultrapassar as dificuldades que possam aparecer no nosso caminho. E, deste modo, estaremos a seguir o exemplo dos Magos que vieram de longe para conhecer o Menino Jesus. E dizemos todos juntos:
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.