







VOZES
Elisabete Carvalho (Adulto)
Frederico Araújo e Carolina Ferreira (Crianças)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Ana Isabel Pereira
«I CD Ecuménico: Encontrarei o Teu Olhar» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
«Single» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Para nós, cristãos, há momentos especiais na nossa vida. Um deles é o batismo. Recordas-te como foi o teu? Já deves ter visto fotografias, já te devem ter contado algum pormenor mais engraçado… Durante alguns momentos, tenta imaginar esse momento: o que sentiram os teus padrinhos, a tua família… Que grande dia de festa para todos!
Leitura adaptada (Mt 3, 13-17)
Jesus deixou a sua casa na Galileia e foi para o rio Jordão. O seu primo João estava lá a batizar as pessoas. Naquele tempo não era como agora, em que se batizam as crianças pequenas. Nessa altura, quem se batizava eram pessoas crescidas, entravam na água do rio e o batismo significava que se convertiam para ser melhores. Mas João, que conhecia Jesus, quando o viu, disse-lhe: «Mas a que propósito é que eu te vou batizar, se tu já és o melhor de todos? Eu é que preciso que tu me batizes». Mas Jesus insistiu e entrou na água e João batizou-o. E quando Jesus saiu da água, uma pomba veio sobre Ele. Era o Espírito de Deus. E todos ouviram a voz de Deus que dizia: «Este é o meu filho muito amado, o meu favorito».
Hoje, o Evangelho conta-nos o batismo de Jesus. Procura descobrir as diferenças com o teu, comparando-os. Sem dúvida, são aparentemente muito diferentes.
No tempo de Jesus as pessoas batizavam-se para ser melhores, para ser perdoadas. Mas para ti, para todos os cristãos, o batismo é mais do que isso. É as boas vindas à família da Igreja.
Como te sentes nesta família, na qual entraste pelo batismo? Sentes-te bem, sentes que gostam de ti e cuidam de ti?
No batismo, Jesus sentiu Deus como um Pai carinhoso. Um Pai que é o nosso lar. Um Pai a quem se pode recorrer e com quem se pode falar. Que nos ilumina o caminho quando à nossa volta está tudo escuro.
Devemos agradecer por tudo o que recebemos no nosso batismo. Depois da cada frase, vamos dizer: "Obrigado, Senhor".
Por nos ajudares quando estamos perdidos. Obrigado, Senhor.
Por nos fazeres companhia quando nos sentimos sozinhos. Obrigado, Senhor.
Por nos receberes nesta grande família que é a Igreja. Obrigado, Senhor.
Por nos dares momentos de alegria na nossa vida. Obrigado, Senhor.
Por nos perdoares sempre. Obrigado, Senhor.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.