




VOZES
Frederico Araújo e Letícia Macedo (Crianças)
Pedro Perpétua (Adulto)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Margarida S. Mendes
«NA» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
«NA» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Olá, Jesus… Mais uma vez respondo ao teu convite e sento-me ao teu lado para te escutar… O que será que a tua Palavra me vai ensinar hoje? Eu gosto muito quando me explicas as coisas usando exemplos ou parábolas. Desta forma entendo tudo muito melhor, porque a verdade é que às vezes custa-me um bocado a entender-te. Com exemplos é tudo mais simples…
Leitura adaptada (Mt 5, 13-16)
Uma das coisas melhores no modo de Jesus falar é que usava exemplos que todos podiam entender. Como quando lhes disse: «Vós sois o sal da terra. Imaginai que o sal perde o sabor; como é que vai servir para cozinhar? Convosco acontece o mesmo. Tendes de ser sal para dar sabor ao mundo».
Também utilizou o exemplo da luz. Disse-lhes: «Vós sois a luz do mundo, para que se possa ver bem. Se está escuro e tens uma lanterna, não a deixas ficar apagada. Acendes a lanterna porque, com ela acesa, vês as coisas e podes andar. Convosco acontece o mesmo. Tendes de ser luz». Isto não significava que tinham de brilhar como uma lanterna. A luz eram as palavras boas, as obras boas e a fé de cada um.
Hoje Jesus apresenta-nos dois exemplos da vida diária: o sal e a luz. O que será que têm em comum estas duas coisas? Pensa durante alguns momentos e toma nota, se for necessário…
Sabias que no tempo de Jesus o sal era caro e difícil de encontrar? Por vezes, o trabalho das pessoas era pago com sal e não com dinheiro. É daí que vem a palavra "salário"… Hoje todos temos sal em casa, e é uma coisa de todos os dias e barata… Mas quando Jesus disse aos seus amigos que eles eram «o sal da terra» estava a pensar no sal do seu tempo: uma coisa rara, muito valiosa, exclusiva… É assim que Jesus te considera: único e maravilhoso…
Além disso, é o sal que dá sabor, que torna os alimentos mais saborosos. Sem sal, os alimentos são insípidos, insossos, não sabem bem… Tu dás sabor à vida dos outros. Pensa no que fariam os teus amigos, a tua família, os teus companheiros sem ti. A sua vida não teria graça!
Jesus, ajuda-me a dar sabor à vida dos que me rodeiam.
Agora fecha os olhos. Imagina como seria viver sempre assim, às escuras. Sem ver aqueles de quem gostamos, sem apreciar o céu azul, tudo seria muito mais triste, não é verdade? Além disso, certamente que te sentirias assustado, desorientado… Porque sem luz não sabemos para onde ir.
Por isso Jesus diz-nos que somos a luz do mundo, porque nos dá a missão de alegrar e guiar a vida dos outros.
Jesus, que as minhas ações e as minhas palavras iluminem o meu caminho e o dos que me acompanham.
Certamente pensaste nisto. O sal e a luz têm algo em comum: ambos podem mudar as coisas… Poucos grãos de sal tornam um alimento saboroso; acender uma lanterna permite ver tudo mais claro…
Jesus, faz que sejamos capazes de mudar a vida dos que nos rodeiam com pequenos gestos, que sejamos capazes de alegrar quem está triste, de ensinar quem não sabe, de acompanhar quem está só… E que assim estejamos cada dia mais perto de ti.
Quando tudo à minha volta parecer escuro,
Quando me faltar a vontade de brilhar
quando sem guia nem farol perder o meu rumo,
Sê Tu a minha luz, Jesus, sê Tu o meu sal…
Quando os dias, tristes, não tiverem sabor,
Quando as pessoas já não souberem apreciar,
Quando nos faltar o carinho e o amor,
Sê Tu a minha luz, Jesus, sê Tu o meu sal…
E saberei, afinal, Senhor, que és Tu
Quem pode com o seu amor tudo mudar,
Quem muda a noite em dia com a sua luz
Quem dá sabor e sentido à nossa vida com o seu sal.