







VOZES
Frederico Araújo e Letícia Macedo (Crianças)
Elisabete Carvalho (Adulto)
SELEÇÃO DAS MÚSICAS
Carolina Figueiredo
«Para Ti (1987)» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
«Instrumental Acoustic Worship Instrumental (2022)» © Direitos de autor reservados Appe ID (iTunes)
Olá, Jesus. Vou ficar um bocadinho contigo, mais uma vez. Que sorte!
Se puderes, arranja um papel, uma caneta e lápis de cor para a oração de hoje.
A minha avó diz-me sempre: «mais vale prevenir do que remediar».
O que ela quer dizer é que o melhor é tentar evitar os problemas antes de eles acontecerem. Às vezes, fica um bocado zangada quando vê que faço alguma coisa errada que podia ter evitado.
Hoje Jesus tenta ensinar uma coisa parecida aos seus amigos. Quer que eles percebam que se podem esforçar para evitar as coisas más. Jesus diz-lhes que é preciso estar atento às coisas pequenas…
Fica atento e tenta perceber como sentes as palavras de Jesus no teu coração.
Leitura adaptada (Mt 5, 17-37)
Jesus continuava a ensinar aos seus amigos as coisas importantes da vida. Um dia ficou muito sério, para lhes falar da paz, e disse-lhes: «Ouvi bem, não chega dizer para não matar ninguém, como se isso fosse suficiente. O que eu vos digo é que, se discutes com o teu amigo, se estás zangado com alguém, faz um esforço para resolver isso. Porque não vale a pena estar zangado com a vida».
Também lhes disse que as coisas más começam por coisas pequenas. E que é preciso esforçar-se para evitar fazer coisas más. Disse-lhes mesmo: «Se a tua mão vai fazer alguma coisa má, é melhor cortá-la». Eles ficaram a olhar para Jesus como se ele estivesse maluco, mas Jesus riu-se e disse-lhes que não fossem burros, que aquilo não era para levar à letra. Era só um exemplo exagerado, para lhes dar a entender que é preciso estar atento, de modo a conseguir não fazer as coisas más que nos vêm à cabeça.
Jesus tem razão quando diz que as coisas más começam com coisas pequenas; por exemplo, se todos os dias digo uma pequena mentira, no fim torna-se uma grande mentira. Pouco a pouco, arranjei um problema. Com coisas más pequenas, pouco a pouco, acabamos por fazer mal aos outros e a nós mesmos.
:
Com coisas boas pequenas fazemos muito bem a todos e também a nós mesmos. Pensando bem… parece-me que as coisas boas também começam com coisas pequenas.
Desenha no teu papel dois mundos grandes. Um triste e um sorridente.
A lado do mundo triste escreve as coisas más, mesmo pequenas, que te aconteceram ou que fizeste aos outros durante a última semana.
Agora, junto do mundo sorridente escreve as coisas boas que fizeste ou o nome das pessoas que te ajudaram durante a última semana.
Agora, enquanto escutas a canção, escolhe o mundo que foi mais importante para ti durante esta semana, aquele em que gastaste mais tempo e energia. Pinta com os lápis de cor o mundo que escolheres.
Estamos a terminar a oração. Pede a Jesus que te ajude a dar importância às coisas pequenas, a evitar as más e a procurar fazer o melhor possível.
Para terminar a oração de hoje, repete, no final de cada frase: Comigo, outro mundo é possível.
Se me deixo levar pelo mais fácil…
Se complico a vida dos outros…
Se só me preocupo comigo…
Se estou atento aos outros…
Se tenho os olhos bem abertos…
Se tenho os olhos fechados…
Se só penso em mim…
Se defendo os mais fracos…
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.