Hoje é dia sete de janeiro, sábado do Tempo do Natal.
As Jornadas Mundiais da Juventude
são uma ocasião única para o encontro de jovens de todo o mundo,
e uma oportunidade para o rejuvenescimento espiritual de toda a Igreja.
Aproveita este momento para te unires, através da oração,
a esta peregrinação espiritual rumo à JMJ Lisboa 2023.
Abre o teu coração para o que está por vir,
para que seja fecundo o encontro do Papa com os jovens,
e para que dê fruto este teu tempo com Cristo.
E começa assim a tua oração.
Deixa-te interpelar pela mensagem de São João Paulo II para as JMJ de Roma no ano 2000, unindo-te, através da oração, ao amor infinito do Pai.
Acolher Cristo significa receber do Pai a recomendação de viver no amor por Ele e pelos irmãos, sentindo-se solidário com todos, sem discriminação alguma; significa crer que na história humana, embora marcada pelo mal e o sofrimento, a última palavra cabe à vida e ao amor, porque Deus veio ao meio de nós, a fim de que pudéssemos n'Ele habitar.
Quantas vezes te deixas levar pelas mensagens que te bombardeiam por todos os lados, mensagens de desânimo, guerra, violência e mesmo de desprezo para com o irmão? Para um momento, e deixa que o imenso amor de Deus se faça novamente presente no teu coração.
Prepara o teu coração para acolher a mensagem do Evangelho segundo São João
Jo 1, 11-14
Ele veio para o seu próprio povo e o seu povo não o recebeu. Mas a todos quantos o receberam, aos que creem nele, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram de laços de sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas nasceram de Deus.
A Palavra fez-se homem e veio habitar no meio de nós, e nós contemplámos a sua glória, como glória do Filho único do Pai, cheio de graça e de verdade.
Jesus veio ao mundo, fazendo-se presente no meio de nós. E isto deixa-nos diante de um dilema: quero estar entre aqueles que não O receberam ou entre os que deixam que o Amor tenha a última palavra?
Queres acolher Jesus na tua vida? Permite que Ele faça morada no teu coração e vive a partir do amor que o Pai tem por ti.
Partir apressadamente é a atitude a que o Papa nos desafia na preparação para a JMJ Lisboa 2023. É assim que Maria sai de casa, após o anúncio do Anjo, para partilhar a sua alegria com a prima Isabel.
Maria é a primeira missionária do Evangelho, a primeira a levantar-se e a anunciar.
Entra no coração de Maria, que parte apressadamente, e reza com ela….
Avé-Maria,
cheia de Graça,
o Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus,
Santa Maria,
Mãe de Deus,
rogai por nós, pecadores,
agora e na hora da nossa morte.
Ámen.