Rezar com o Papa
Neste mês de outubro, o Papa pede que rezemos pela Igreja, para que adote a escuta e o diálogo como estilo de vida a todos os níveis, deixando- se guiar pelo Espírito Santo em direção às periferias do mundo.
Vivemos um tempo em que a conversa se torna difícil, a escuta quase impossível, e a indiferença se generaliza. O Papa Francisco pede que a Igreja se mobilize durante este mês para dar testemunho da escuta e diálogo essenciais à relação com Deus e com os irmãos, deixando-se guiar pelo Espírito Santo ao encontro das periferias.
Une-te à oração do Papa Francisco e reza confiadamente a sua intenção.
Na sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2022, o Papa Francisco tomou como mote “Falar com o coração”. Escutemos as suas palavras.
«Foi o coração que nos moveu a ir, a ver e a escutar. E é o coração que nos move a uma comunicação aberta e acolhedora. Há que exercitar-nos na escuta, algo que requer saber esperar e paciência, e também na renúncia a impor o nosso ponto de vista. Se escutarmos o outro com coração puro, conseguiremos falar dando testemunho da verdade no amor.
Também na Igreja há grande necessidade de escutar e de nos escutarmos. Sonho uma comunicação eclesial que saiba deixar-se guiar pelo Espírito Santo, gentil e ao mesmo tempo profética, que coloque no centro a relação com Deus e com o próximo, especialmente o mais necessitado.»
Escutar não se faz só com os ouvidos. Escutar pressupõe dar ao outro espaço para entrar na nossa vida.
A escuta ativa, livre de preconceitos e acolhedora, permite que o nosso coração se deixe guiar e sustentar pelo Espírito Santo.
Como está a tua escuta?
Junta-te ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração, e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.
Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que Se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-Te o meu dia
pela missão da Igreja
e pela intenção de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.
Ámen